Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa é picada por escorpião em espinafre de mercado e é internada no PA

Ana Beatriz da Silva Dias colocou saco de espinafre na geladeira e foi supreendida pelo bicho durante limpeza, dois dias depois - Arquivo pessoal
Ana Beatriz da Silva Dias colocou saco de espinafre na geladeira e foi supreendida pelo bicho durante limpeza, dois dias depois Imagem: Arquivo pessoal

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL em Belém

20/07/2022 20h36Atualizada em 20/07/2022 20h36

Uma idosa de 73 anos foi parar na UTI após ser picada por um escorpião enquanto higienizava espinafre comprado em uma das maiores redes de supermercados do Pará. Ana Beatriz da Silva Dias guardou o vegetal embalado dentro da geladeira e, dois dias depois, quando ia utilizá-lo e o lavava, acabou picada num dos dedos pelo animal.

"Ela comprou no sábado e guardou o saco amarrado dentro da geladeira. Na segunda, quando abriu para lavar, o escorpião ainda estava vivo, na raiz do espinafre. Ela sentiu a picada e o encontrou no saco", contou a filha, Luciana Dias.

A idosa, que é cardiopata e mora sozinha, começou a passar mal e avisou à filha. O caso ocorreu no dia 9 de julho e após várias idas e vindas de emergências de hospitais particulares, a mulher teve uma piora no último sábado e acabou internada numa UTI.

"Ela gritava de dor. A dor é insuportável. Teve dor no local, fortes dores na cabeça e sensação de sonolência. Foi desesperador. A sorte é que eu moro perto e vim correndo para levá-la para a emergência", contou Luciana, que expôs a situação nas redes sociais.


"Ela estava recebendo remédio para a dor e voltava para casa, piorava, e retornava para o hospital. Neste sábado (16), começou a ter fortes dores no peito e teve que ser levada para a UTI".

Idosa foi picada na mão por escorpião enquanto lavava verduras - Arquivo familiar - Arquivo familiar
Idosa foi picada na mão por escorpião enquanto lavava verduras
Imagem: Arquivo familiar

Ana Beatriz só teve alta da UTI ontem à tarde. Ela está em um apartamento, mas segundo a família, ainda deve passar por mais exames cardiológicos, mas sem previsão de alta.

O UOL entrou em contato com o supermercado Líder, onde os vegetais foram comprados, por telefone, com a responsável pelo marketing da empresa, e, como solicitado, encaminhou pedido de resposta por mensagem de texto, na tarde desta quarta-feira (20), mas, até o momento, não recebeu resposta. Este espaço será atualizado tão logo haja posicionamento.

Família diz que paciente não recebeu soro

Luciana Dias afirma que, até o momento, a mãe não recebeu soro antiescorpiônico, apenas tratamento para as consequências da picada. Ela entrou em contato com o Centro de Informações Toxicológicas da Secretaria Municipal de Saúde para obter informações sobre como proceder nesses casos.

"Eles me atenderam, mas disseram que a solicitação para fornecimento do antídoto do veneno do escorpião deveria ser feito pelo hospital".

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) entrou em contato com o Hospital do Coração e orientou a unidade sobre os procedimentos de solicitação para que a paciente possa receber o soro.

Escorpião - Arquivo familiar  - Arquivo familiar
Idosa, cardiopata, ficou internada após picada de escorpião preto
Imagem: Arquivo familiar

A secretaria informou ainda que disponibiliza ao soro em cinco unidades de saúde da capital e que hospitais particulares podem solicitá-lo ao Departamento de Imunização da secretaria, por e-mail.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

O Ministério da Saúde recomenda ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, para uma avaliar a gravidade do acidente. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

Segundo o órgão, não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves.

A família da idosa registrou um boletim de ocorrência contra o supermercado na delegacia do consumidor.