Topo

Do que é capaz fuzil comprado por membro do PCC com aval do Exército?

Exército autorizou membro do PCC a comprar fuzil e outras armas - Divulgação / PF
Exército autorizou membro do PCC a comprar fuzil e outras armas Imagem: Divulgação / PF

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL

25/07/2022 04h00

Um fuzil 5.56 T4, da marca Taurus, está entre os armamentos comprados por um membro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), que conseguiu obter um certificado de registro de CAC (caçador, atirador e colecionador) do Exército mesmo tendo uma ficha corrida com 16 processos criminais, incluindo cinco indiciamentos por crimes como homicídio qualificado e tráfico de drogas.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o documento foi expedido em junho de 2021, já na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). O governo federal, por meio de novas portarias e decretos, tem flexibilizado o acesso a armas e munições no país. Algumas normas publicadas são destinadas a beneficiar especialmente a categoria dos CACs.

Após receber o registro de atirador, o homem comprou, além do fuzil, duas carabinas, duas pistolas, uma espingarda e um revólver. O valor das armas supera R$ 60 mil. As armas foram apreendidas pela Polícia Federal na quinta-feira (14), em Uberaba (MG), após cumprimento de três mandados de busca e apreensão na Operação Ludíbrio.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais. Veja abaixo suas principais características.

Moderno, preciso e ideal para forças militares

Fabricado pela brasileira Taurus, uma das principais fornecedoras de armamentos para instituições policiais do país, o fuzil T4 é uma arma longa, de alta performance, que opera com munição no calibre 5,56 x 45mm (o mesmo de um fuzil AR-15). É possível atingir um alvo a até 300 metros de distância.

Com capacidade para 30 tiros, o modelo semiautomático vem sendo empregado por forças militares ao redor do mundo.

No Brasil, a Polícia Civil do Estado de São Paulo é uma das instituições que fazem uso do fuzil T4.

Trata-se de uma versão bastante moderna, baseada no sistema de armas M4/M16, amplamente empregado principalmente pelos países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), por ser considerada extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.

Versátil e preciso, o fuzil T4 foi projetado para o uso em missões que exijam poder de fogo, uma vez que sua capacidade de disparos permite uma melhor resposta a uma agressão letal contra policiais e civis.

Mais resistente que um AR-15

Segundo a Taurus, seu cano é fabricado para resistir até 12 mil tiros, enquanto o cano de um fuzil AR-15 americano de plataforma semelhante (M4) — mas fabricado para uso civil (como a maioria nos EUA) — só resiste a cerca de 2 a 3 mil tiros. A versão pesa 3,46 kg (com carregador), possui cano de 14,5 de polegadas, guarda-mão e carregador com 30 munições em polímero de alta resistência e com alto poder de destruição e letalidade.

O front sight, a sua mira dianteira, é fixa em metal. Já a mira traseira é o Carry Handle, estilo alça de carregamento. Seu sistema de segurança conta com trava manual por seletor do lado esquerdo (modo safe).

As peças internas possuem tratamento térmico, e o acabamento externo é em alumínio anodizado preto.

De acordo com a Taurus, o processo de fabricação do fuzil T4 segue um rígido e exigente protocolo militar, o que lhe permite maior durabilidade, rusticidade e resistência às mais diversas condições de combate. Ou seja, suporta água, lama, poeira, temperaturas máximas e mínimas extremas.

Tiro esportivo

Além do uso militar e policial, o modelo ganhou espaço no tiro esportivo e passou a ser utilizado em campeonatos, treinos e lazer.

Quanto custa um fuzil T4 no Brasil?

Um fuzil 5.56 T4 custa hoje R$ 16.758,00, à vista, no site Casa do Tiro. O valor pode ser parcelado em até 12 vezes, no cartão de crédito, com juros. Inclui ainda cinco carregadores e uma bandoleira.

Arma padrão no exército de outros países

Diante de suas características modernas, o fuzil T4 é o preferido das forças de segurança de outros países, como a Polícia Real de Omã e a Gendarmeria Nacional do Senegal, que já o adotaram como arma padrão.

O modelo também já foi o escolhido para armar o Exército das Filipinas.

Segundo a Taurus, recentemente, o fuzil T4 foi adquirido por um "estratégico" país da África Subsaariana, onde reforçará o arsenal do Exército.