Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa morre afogada após entrar com carro em túnel alagado por chuvas em PE

Mulher de 81 anos morreu após carro que ela dirigia entrar em túnel alagado no Recife - Reprodução de vídeo
Mulher de 81 anos morreu após carro que ela dirigia entrar em túnel alagado no Recife Imagem: Reprodução de vídeo

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 18h00Atualizada em 03/08/2022 20h57

Uma idosa de 81 anos morreu afogada após tentar passar com carro por um túnel alagado no Recife. O caso foi registrado na manhã de hoje no túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, zona sul da capital pernambucana, após uma noite de chuva forte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, equipes foram chamadas ao local às 8h37 para "resgate de corpo de uma senhora dentro de um veículo submerso".

Três equipes foram encaminhadas ao local, entre elas uma em um bote, que foi usado para que os bombeiros se aproximassem do veículo. O carro estava submerso a uma profundidade de quase dois metros de água.

O carro da idosa, identificada como Sônia Maria Dantas, foi amarrado por uma corda e arrastado para fora da parte mais funda do túnel. O corpo foi retirado pelos bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico Legal.

"Ela era uma pessoa que fazia todas as coisas só, uma pessoa muito disciplinada. Dirigia muito bem e conhecia os trechos. Sempre andou sozinha. Ela ainda não tinha contratado nenhum motorista, porque se sentia em uma condição perfeita de fazer os movimentos", afirmou uma amiga de Sandra, Angélica Campos, em entrevista à imprensa local.

No começo da tarde, o nível da água dentro do túnel baixou, mas o local continuava isolado. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, o caso foi registrado como "morte a esclarecer" pela 8ª Delegacia do Jordão.

Em nota, a CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) informou que o espaço estava interditado no momento do acidente e que a interdição foi comunicada às 6h59 de hoje. Às 15h47, o órgão informou que o túnel continuava interditado com cavaletes.

Chuvas no Recife

O começo da semana foi de chuvas intensas no Recife, causadas pelo fenômeno das Ondas de Leste, o mesmo que causou precipitações intensas no fim de maio, deixando 128 mortos em deslizamentos e enxurradas em todo o estado.

Segundo a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), entre as 14h30 de ontem e 14h30 de hoje, os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Recife foram os mais atingidos.

A Defesa Civil emitiu um estado de atenção que vale até o fim do dia de hoje. A previsão é de que a quarta-feira seja de chuva moderada a fraca. A previsão é de que na sexta-feira (5) as chuvas diminuam na capital e em outras regiões do estado.

Caso semelhante

Esta não é a primeira vez na qual uma pessoa morre após entrar com um carro em um túnel alagado no Recife.

Em 2019, uma psicóloga de 34 anos se afogou após o veículo no qual ela estava com duas amigas entrar no túnel Josué de Castro, no bairro do Pina, também na zona sul do Recife.

Na ocasião, a motorista do carro e uma das passageiras conseguiram sair do veículo, mas a terceira mulher ficou presa e morreu. O túnel também tinha ficado alagado por causa das chuvas.