Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Filho é preso por manter mãe de 70 anos desnutrida e em cárcere privado

Idosa de 70 anos foi resgatada após denúncia de vizinhos - Divulgação/Polícia Civil de São Paulo
Idosa de 70 anos foi resgatada após denúncia de vizinhos Imagem: Divulgação/Polícia Civil de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

04/08/2022 11h51Atualizada em 04/08/2022 11h51

Uma idosa de 70 anos foi resgatada de uma casa na cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, após vizinhos denunciarem que ela era vítima de maus-tratos do próprio filho, um homem de 51 anos.

Ao chegarem até a residência, no bairro Jardim Loty, policiais civis foram recebidos pelo suspeito, que abriu a porta e autorizou a entrada dos agentes. A equipe encontrou a vítima deitada em uma cama, com sinais de desnutrição e "sem mínimas condições de higiene", segundo nota da SSP (Secretaria de Segurança Pública) enviada ao UOL.

Imagens tiradas pelos policiais no momento do resgate mostram a idosa imóvel sobre a cama, com um balde ao seu lado, onde ela costumava fazer suas necessidades.

Eles também se depararam com uma grande quantidade de lixo e louças sujas acumulados na cozinha e muita sujeira no banheiro da residência, que não tinha nenhuma estrutura, sem móveis e com apenas um fogão, enferrujado, como eletrodoméstico.

Além disso, havia vários alimentos estragados espalhados pelo imóvel. A investigação inicial apurou que o filho da idosa, que "convive" com a vítima, é alcoólatra e costumava sair para bares, deixando a mãe sozinha.

sinais de maus tratos - Divulgação/Polícia Civil de São Paulo - Divulgação/Polícia Civil de São Paulo
Vítima apresentava sinais de desnutrição e falta de higiene básica, segundo policiais que participaram de resgate
Imagem: Divulgação/Polícia Civil de São Paulo

Ele foi preso em flagrante por maus-tratos e cárcere privado. A SSP-SP não forneceu mais informações sobre sua identidade, impossibilitando a busca pela defesa e atual situação do investigado.

Já a idosa foi encaminhada para os cuidados de uma equipe da Assistência Social de Itanhaém, que providenciará sua transferência para um outro local, também mantido sob sigilo.

A operação, que aconteceu na tarde de ontem, foi acompanhada por um perito do Instituto de Criminalística e por policiais do 3º Distrito Policial de Itanhaém, responsáveis pela investigação.