Topo

Justiça manda investigar dados apagados de filmagem de morte de petista

Registro em foto de Jorge José da Rocha Guaranho em um churrasco em Foz do Iguaçu (PR) no dia 9 de julho, horas antes de matar Marcelo Arruda - Reprodução
Registro em foto de Jorge José da Rocha Guaranho em um churrasco em Foz do Iguaçu (PR) no dia 9 de julho, horas antes de matar Marcelo Arruda Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/08/2022 10h57

A Justiça do Paraná mandou a Polícia Civil abrir um inquérito paralelo para investigar um eventual crime de fraude processual no episódio envolvendo os dados apagados do dispositivo de gravação das câmeras de segurança que filmaram o assassinato do petista Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu (PR), cometido pelo policial penal bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, na noite de 9 de julho.

A determinação atende a um pedido feito pelo Ministério Público. Procurada pelo UOL, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná disse que ainda não foi notificada judicialmente para abrir uma nova investigação.

"Mostra pertinente a realização das diligências requeridas", diz um dos trechos do documento assinado ontem à tarde pelo juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, da 3ª Vara Criminal de Foz.

A ação "indica a remoção de registros do evento do aparelho", aponta o laudo anexado ao processo do MP, que denunciou Guaranho por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e perigo comum, com pena que pode variar de 12 a 30 anos de prisão. "Como houve a limpeza do registro de eventos, não é possível determinar os acessos realizados ao aparelho na data de 9 de julho", conclui o laudo.

A Justiça também atendeu a um pedido feito pela PGR (Procuradoria-Geral da República), que solicitou cópia integral da investigação do assassinato de Marcelo Arruda para instruir procedimento que apura eventuais omissões da União em relação aos cuidados com a saúde mental dos servidores lotados em presídios federais.

Qual o impacto do "apagão de dados"

Na prática, a adulteração do registro dificulta a apuração de um eventual envolvimento de terceiros, aponta o Ministério Público do Paraná. É que o "apagão de dados" impossibilitou indicar quem acessou as imagens do salão de festas da Aresf (Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu), onde Arruda comemorava o aniversário de 50 anos com uma festa temática alusiva ao PT horas antes do crime.

No dia seguinte à limpeza no registro de acessos, Claudinei Coco Esquarcini, citado por testemunhas como o responsável pelo sistema de monitoramento, informou em um grupo de WhatsApp de associados do local do crime que o sistema estava "sem imagens".

"Pra resguardar a nossa associação para caso ocorra alguma coisa. Frisando bem: estamos sem imagens. Estamos sem DVR [como é chamado o dispositivo eletrônico com o registro dos acessos feitos às imagens no dia do crime]. Não tem imagem mais na Aresf", disse, em áudio ao qual o UOL teve acesso.

Segundo o MP, o episódio trouxe mais um indício de relação do caso com a morte de Claudinei, que se suicidou no dia 18 de julho. Ele era o encarregado pelo sistema de vigilância da associação, segundo testemunhas.

O que dizem os advogados

O advogado Daniel Godoy, um dos representantes da família da vítima, vê no episódio um indício de envolvimento de outras pessoas na ação, que podem ter encorajado Guaranho a ir ao local. Contudo, entende que essa apuração só será melhor esclarecida com a conclusão do exame pericial no celular do atirador.

"O laudo demonstra que houve uma tentativa bem-sucedida de apagar os acessos para dificultar as investigações sobre quem teve acesso às câmeras. Trata-se de uma manobra de obstrução da Justiça. E indica que há também a possibilidade da participação de terceiros no crime".

Procurados pelo UOL, os representantes legais de Guaranho informaram que um posicionamento sobre os laudos ainda é "prematuro".

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (www.cvv.org.br) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por email, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.