Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciclone deixa balada flutuante à deriva e derruba outdoor em SC; veja

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

10/08/2022 12h38Atualizada em 11/08/2022 08h23

O ciclone que atinge a costa de Santa Catarina causou estragos em cidades do litoral. Vídeos registrados por moradores mostram danos provocados pelo fenômeno. Uma das imagens mostra à deriva no mar a estrutura da que seria a primeira balada flutuante itinerante do mundo, em Balneário Camboriú.

De acordo com a Defesa Civil, um ciclone extratropical atinge o litoral de Santa Catarina desde ontem e deve seguir até a tarde amanhã. O último balanço divulgado nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (10) aponta possibilidades de alagamentos, com risco de ressaca e ondulações que podem chegar a até 6 metros de altura para a Grande Florianópolis e o litoral Norte.

Os ventos, segundo a Defesa Civil, estão a uma velocidade de 40 km/h a 70 km/h, mas podem passar dos 100 km/h. As rajadas causaram estragos em algumas cidades. Em Porto Belo, a 64 km de Florianópolis, um outdoor caiu sobre a rua. Um vídeo compartilhado nas redes sociais registra o momento exato da queda da estrutura.

O outdoor caiu na Avenida Governador Celso Ramos, mas o perímetro já foi liberado ao fim da manhã de hoje pela prefeitura de Porto Belo. Não houve registro de feridos na ocorrência.

Também no litoral, em Balneário Camboriú, a estrutura de uma balada flutuante aparece à deriva no mar. Com 950 metros quadrados, ela ainda seria inaugurada e estava ancorada na Barra Sul, mas acabou sendo levada em direção ao oceano.

O mergulhador Ricardo Koedderman contou ao UOL que usou a própria lancha para tentar rebocar a balada, mas os ventos e ondulações fortes impediram que a estrutura fosse levada de volta para a praia.

vídeo - Reprodução de vídeo - Reprodução de vídeo
Imagem: Reprodução de vídeo

"Não obtivemos êxito. Ela seguiu para o mar. Usamos barcos e lanchas para tentar rebocar, mas não deu certo, mesmo com usando dois motores. O vento estava muito forte de manhã cedo e a ondulação muito agressiva. O que sabemos é que as amarras se soltaram da ancoragem e a natureza levou, a destruindo toda, infelizmente", descreveu.

O relações públicas Alex Ferrer, que também atua como promotor de eventos em Balneário Camboriú, relatou ao UOL que a balada, com capacidade para até 700 pessoas, era uma das atrações para o próximo verão. Ele também diz que não há relatos de que existiam trabalhadores na estrutura, que já estava pronta.

"A expectativa era grande porque a cidade é voltada para balada. Seria o primeiro verão dessa balada e muita gente se preparava para ela, virando uma atração. Agora foi tudo, literalmente, por água abaixo. Estava programando fazer um evento lá, mas agora é impossível. O que sabemos é que por sorte não tinha ninguém nela no momento trabalhando", comentou.

Lucas Araújo, um dos sócios da Dejour Club, a balada itinerante, disse que o flutuante estava sem as 16 poitas, item pesado que serve para ancorar estruturas náuticas.

"Estávamos esperando o período da pesca da tainha passar para deslocar a estrutura para o local certo na Barra Sul, e colocar todas as poitas previstas. Em nosso plano de fundeio estão previstas 16 poitas de cinco toneladas cada uma. Estas poitas só poderiam ser instaladas no local correto onde a plataforma funcionaria", menciona Lucas Araújo, um dos sócios da Dejour.

Ciclone causou inundações em Santa Catarina - Divulgação/Corpo de Bombeiros - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Ciclone causou inundações em Santa Catarina
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Região continua em alerta

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros emitiram alertas informando sobre o ciclone extratropical. A previsão é de que fenômeno persista até quinta-feira (11), com possibilidades de fortes chuvas, deslizamentos, ressacas e rajadas intensas de ventos em cidades do litoral.

O nível de risco alto para inundações está no nível alto para São Francisco do Sul, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis. O moderado abrange Imbituba, Passo das Torres e Balneário Rincão.

Ciclone também derrubou árvores em Santa Catarina - Divulgação/Corpo de Bombeiros - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Ciclone também derrubou árvores em Santa Catarina
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Em Criciúma, houve a retirada de 30 moradores de suas casas ao longo da madrugada de hoje. Lá, 79 mil residências acabaram ficando sem energia. No estado inteiro, a interrupção chegou a atingir 170 mil unidades consumidoras.

Em balanço divulgado às 13h, o Corpo de Bombeiros disse que somente hoje foi acionado para 93 ocorrências relacionadas diretamente com a situação climática, especificamente no litoral catarinense, resultando em "7 desabrigados, 5 desalojados e 4 pessoas que necessitaram de outro tipo de atendimento".

Já em Joinville, ruas ficaram alagadas ao longo da tarde de hoje. Cerca de 100 pessoas precisaram deixar suas casas, segundo a prefeitura, que montou quatro abrigos capazes de comportar mais de 400 vagas. Os locais podem ser acessados aqui.