Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria pode causar neve no Sul e máxima de 13° em SP nos próximos dias

Chance de geada é alta no sábado (20) em grande parte dos estados do Sul do país - Reprodução/Climatempo
Chance de geada é alta no sábado (20) em grande parte dos estados do Sul do país Imagem: Reprodução/Climatempo

Do UOL, em São Paulo

16/08/2022 04h00Atualizada em 16/08/2022 06h40

Após um início de semana de calor no Centro-Sul do Brasil, a chegada de uma nova frente fria deve voltar a derrubar os termômetros, tanto no Sudeste quanto no Sul do país, onde a previsão do tempo aponta chance de nevar. A cidade de São Paulo pode ter um sábado muito gelado, com máxima de apenas 13ºC, segundo aponta a previsão do tempo neste começo de semana.

O primeiro estado afetado pela forte massa de ar de origem polar deve ser o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas despencam já na quarta-feira (17), de acordo com o Climatempo. A combinação dessa frente com a formação de um novo ciclone extratropical aumenta também as chances de queda de neve na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) e de geada no sábado (20).

O instituto de meteorologia ainda destaca que, dessa vez, a neve pode ir além das regiões de maior altitude nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, acostumadas a verem os flocos de gelo em épocas de inverno mais rigoroso, chegando também às áreas de planaltos dos dois estados, em outras partes do interior gaúcho e até no sul do Paraná.

Já a faixa litorânea da região Sul não deve acompanhar a tendência, com temperaturas abaixo dos dois dígitos apenas à noite. Em Florianópolis, por exemplo, a sexta-feira (19) tem mínima de 8°C e máxima de 16°C, sem nenhuma chuva.

SP e MS também tem queda de temperatura

Uma frente fria que ganha força a partir de quinta-feira (18) também deve levar frio ao Sudeste e parte do Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Os dois estados já começam a sentir os efeitos da mudança climática na tarde de hoje (16), com pancadas de chuva no centro-sul do Mato Grosso do Sul, no oeste e no sul de São Paulo, mas ainda sem derrubar as temperaturas na região.

Em cidades sul-matogrossenses, a chuva deve ganhar ainda mais intensidade na quarta-feira (17), com risco de temporais no extremo sul do estado, após uma mudança no padrão da circulação de ventos, de acordo com o Climatempo.

Já em São Paulo, na noite de quinta (18) e madrugada de sexta-feira (19), o litoral paulista, a Grande São Paulo e o Vale do Ribeira devem ficar em estado de atenção para chuva forte, que vem acompanhada de frio.

Na sexta, a mínima é de 9°C e a máxima de 15°C. Já no sábado (20), a mínima é de 7°C e a máxima pode não passar dos 13°C — temperaturas que podem quebrar marcas de dias mais frios do ano na capital.

Temperaturas permanecem estáveis no resto do Sudeste e Centro-Oeste

Indo na contramão de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem ter pancadas de chuva sem queda de temperatura. Os maiores níveis de precipitação ficam concentrados na Zona da Mata Mineira, norte e interior do Rio De Janeiro e na Grande Belo Horizonte, especialmente ao longo da sexta-feira, com os termômetros ainda beirando 30°C de máxima.

O sudoeste e centro-leste de Mato Grosso e o sul de Goiás também não tem grandes mudanças em relação à semana passada, com tempo ainda firme e seco e baixa umidade relativa do ar.

Chuvas no Nordeste diminuem

Após uma semana de chuvas intensas nas capitais nordestinas, o volume deve diminuir a partir de quinta-feira (18).

Segundo o Climatempo, o sol volta aparecer mais e a chuva passa a acontecer "de forma isolada e mal distribuída" na região. O destaque fica por conta do litoral do Pernambuco e leste de Alagoas, que ainda terão nuvens mais carregadas, mas sem alerta de tempestade.

Já no Norte, o cenário permanece estável, sem trégua no calor — com mínimas na casa dos 20°C e máximas acima dos 30°C — e com chances altas de precipitação em todos os dias da semana — com exceção para Palmas, onde apesar das temperaturas altas o tempo continua firme, sem chance de chuva.