Topo

Esse conteúdo é antigo

'Sorte': Tartaruga 'brasileira' nasce com 2 cabeças e 6 patas na Holanda

"Sorte" completou um mês de vida e exames revelaram que ela possui apenas um coração, um estômago e um intestino - Arquivo pessoal
"Sorte" completou um mês de vida e exames revelaram que ela possui apenas um coração, um estômago e um intestino Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

30/08/2022 18h00Atualizada em 31/08/2022 07h26

Uma tartaruga 'brasileira' com características incomuns nasceu na Holanda e vem chamando a atenção local: o animal tem duas cabeças e seis patas, sendo quatro delas frontais e duas traseiras. O bicho de 34 gramas pertence à brasileira Regiane de Santana, que a chamou de "Sorte".

Os pais do bicho incomum, nascido no final de julho, se chamam Pablo Escobar e Cleópatra e já têm mais de 20 anos.

Ao UOL, ela descartou que a tartaruga é siamesa após a realização de um raio-x e uma tomografia, ou seja, Sorte é um animal só. A brasileira cria um total de 25 tartarugas na residência em que vive com o namorado, o diretor de operações Ruben van Schoor, 28.

Ela afirmou que ficou muito animada ao ver que Sorte tinha duas cabeças. "No primeiro momento, eu fiquei feliz por ver uma cabeça, depois eu olhei novamente e vi que tinha outra cabeça, aí a minha ficha caiu. Meu namorado sempre me falou que se tivéssemos a sorte de ter uma tartaruga albina ou de duas cabeças, ela seria muito valiosa".

Mas o próprio Ruben pediu para que ela não criasse expectativas. "Assim que ela nasceu eu fiquei muito empolgada, fazendo muitos planos, mas ele deu uma baixada na minha bola, porque achou que ela não ia sobreviver mais que dois dias devido à formação rara. Não sabíamos como funcionavam os órgãos internamente", explicou Regiane.

No entanto, após exames de tomografia realizados numa clínica veterinária, ficou esclarecido que o animal tem um estômago, um coração e um intestino, o que, na prática, aumentaria as chances de sobrevivência da tartaruga.

Raio-x mostrou que Sorte é um animal só, e não siameses - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Raio-x mostrou que Sorte é um animal só, e não siameses
Imagem: Arquivo pessoal

A brasileira falou que será feito o "melhor" para a tartaruga ter uma boa criação. "Espero que ela cresça saudável, fizemos um terrário só para ela com luzes essenciais UVB e aquecimento. Por ser um animal de clima africano, temos que proporcionar essas condições. Temos uma ração especial com suplemento de vitaminas".

A movimentação de Sorte também é algo a ser trabalhado, segundo a dona do bicho, já que a cabeça do lado direito é mais forte. "Uma cabeça é dominante, então tem mais força e come melhor, mas ambas possuem patas frontais. Elas sempre tentam ir para o lado correspondente: a da direita tenta ir para a direita, e a esquerda tenta ir para a esquerda. Se a da direita tenta ir com as duas patas frontais para a direita, a traseira também acompanha. Isso se repete no lado esquerdo".

Cabeça direita da Sorte é a dominante, mas ambas se alimentam - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cabeça direita da Sorte é a dominante, mas ambas se alimentam
Imagem: Arquivo pessoal

Sobre o nome, Regiane afirmou que gostaria de receber sugestões, mas ser brasileira colaborou para que "Sorte" fosse o escolhido.

"Eu fui a primeira pessoa que a viu sair do ovo. Escolhi o nome dela em português porque sou brasileira e quero que todos que digam o nome dela tenham boa sorte".