Topo

Esse conteúdo é antigo

Quando o frio dá trégua? Próximos dias terão grande amplitude térmica

Aumento das temperaturas será gradual, mas a variação entre noites geladas e dias mais quentes segue grande - LEANDRO FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Aumento das temperaturas será gradual, mas a variação entre noites geladas e dias mais quentes segue grande Imagem: LEANDRO FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

30/08/2022 14h24Atualizada em 31/08/2022 08h30

A frente fria que derrubou as temperaturas no Sul e em São Paulo nesta última semana começa a perder força a partir de quinta-feira na maior parte da região, com as temperaturas se aproximando dos 30°C na sexta (2), em algumas áreas do território paulista.

Na capital paulista, os termômetros nesta quarta (31) devem variar entre 9°C e 22°C. Mas a virada no tempo poderá ser observada no início da tarde de quinta (1), quando a máxima deve chegar aos 25°C, apesar de um início de dia ainda frio. Já na sexta-feira, a mínima chega aos dois dígitos, ficando em 11°C, enquanto a máxima aumenta para 29°C, em um dia ensolarado e sem chances de chuva, de acordo com o Climatempo.

Já para o final de semana, a previsão é de dias mais amenos, com máximas de 25°C no sábado (3) e 24°C no domingo (4), e com temperaturas mínimas também mais altas, de 14°C e 16°C, respectivamente. Além disso, a capital paulista deve ser atingida por pancadas de chuva nos dois dias.

Este sobe desce das temperaturas na região Centro-Sul já era esperado pelos meteorologistas, segundo o Climatempo. A expectativa é de que até o final do inverno, em 22 de setembro, mais duas frentes frias atinjam a região: uma delas é prevista para os dias 7 e 8 de setembro e a outra para a segunda quinzena do mês.

Entre as capitais do Sul do país, a com a maior mudança é Porto Alegre. Na quinta-feira (1), a mínima prevista é de 12°C e a máxima de 27°C, com pancadas de chuva.

Já no resto da semana, apesar das temperaturas mínimas sempre acima dos 10°C, o calor deve permanecer tímido: na sexta, a mínima fica na casa dos 13°C e a máxima em 21°C, também com chuva. No sábado, os termômetros variam entre 11°C e 18°C, já com tempo firme, cenário igual ao previsto para o domingo (4), de acordo com o Climatempo.

Curitiba: termômetros fazem 'vai e volta'

Em Curitiba, onde os termômetros nesta quarta variam entre 8°C e 13°C, o frio deve começar a dar uma trégua também a partir de quinta-feira (1), quando a mínima prevista continua baixa — em 8°C — mas a máxima já aumenta para 23°C durante a tarde. Na sexta (2), o cenário deve ser parecido, com a temperatura mínima chegando a 13°C, mas sem aumento no calor, com máxima de apenas 22°C e pancadas de chuva.

Mas os dias de tempo mais quente não devem ser constantes na capital paranaense, já que no sábado (3), o frio deve voltar com intensidade semelhante ao do começo da semana, com mínima de 8°C e máxima de 15°C, além de pancadas de chuva. Já no domingo (4), a mínima aumenta para 12°C, mas a máxima chega apenas a 18°C, também com muitas nuvens.

Em Florianópolis, "trégua" também dura pouco

Assim como Curitiba, Florianópolis também terá apenas uma trégua breve no frio.

A maior mudança é vista na quinta-feira (1), quando a máxima salta para 23°C, apesar de a mínima se manter estável. Já na sexta, a temperatura fica entre 13°C e 22°C, mas com registro de pancadas de chuva na capital catarinense, que já começa a enfrentar uma nova virada no tempo no dia seguinte.

No sábado, a mínima prevista volta aos 8°C, enquanto a máxima não passa de 15°C, enquanto no domingo (4), a mínima aumenta para 12°C, mas a máxima não passa dos 18°C.