Menino de 1 ano é encontrado morto em quadra de futebol de creche de SP
Uma criança de um ano foi encontrada morta ontem em uma quadra de futebol em uma unidade do CEU (Centro de Educacional Unificado), em São Paulo. A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) e a SME (Secretaria Municipal da Educação) confirmaram a morte do garoto Enrico Braga Souza.
O delegado responsável pelo caso, Douglas Dias Torres, informou que na quadra havia cinco professoras para um total de 19 alunos e que o caso caminha para um homicídio culposo. "A princípio, elaboramos um boletim de ocorrência com morte suspeita. Pedimos e fizemos algumas diligências, requisitamos os exames de perícia necessários e as oitivas dos envolvidos", afirmou em entrevista à TV Record.
O delegado também alegou que a criança prendeu o pescoço em volta da rede do gol e permaneceu caída. "Acredito que ele pôs o pescoço entre aquele vão da rede e perdeu o equilíbrio, mas não alcançou o chão com a mão. Ele não conseguiu voltar na posição".
Em vídeo exibido pela emissora, a mãe alega que a escola está mentindo, pois acredita que o garoto não se enforcaria.
A SSP afirmou que o menino foi socorrido e levado à UBS (Unidade Básica de Saúde) e depois levado à AMA (Assistência Médica Ambulatorial), mas não resistiu e morreu. Além disso, a polícia compareceu ao local para o levantamento de câmeras e testemunhas que possam auxiliar no esclarecimento dos fatos.
A SME informou que abriu uma investigação interna para verificar as circunstâncias da morte no CEU. A pasta também disse que "cinco professoras acompanhavam as crianças no local e assim que foi identificada a situação, todas as medidas necessárias foram tomadas e a família, imediatamente contatada".
A secretaria falou que o local possui um brigadista capacitado em primeiros socorros que atendeu e levou a criança à UBS. A diretora regional Marta Malheiros acompanhou a família no atendimento médico.
O secretário-adjunto da SME, Bruno Lopes Correia, esteve no local para acompanhar a situação e o Naapa (Núcleo de Apoio e Acompanhamento das Aprendizagens) foi acionado para prestar acolhimento aos funcionários e crianças da unidade escolar. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social esteve no local para dar apoio às famílias.
As atividades no CEU foram suspensas hoje e retornarão parcialmente amanhã, com volta do funcionamento regular na segunda-feira (5).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.