Topo

Esse conteúdo é antigo

Previsão do tempo: Chuvas avançam no país e calor volta a SP na sexta-feira

Chuva dá as caras em São Paulo, mas calor volta com força na capital paulista - CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)
Chuva dá as caras em São Paulo, mas calor volta com força na capital paulista Imagem: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)

Do UOL, em São Paulo

05/09/2022 04h00

Após um fim de semana com pancadas de chuva, São Paulo terá um pouco mais de precipitações nesta terça e quarta-feira (7), segundo o Climatempo e o Inmet. O calor volta à capital paulista na sexta-feira (9), com temperaturas acima dos 30ºC.

A semana começa com termômetros marcando mínimas de 11ºC e máximas de 19ºC hoje e 24ºC amanhã. Mesmo com a chuva prevista para quarta-feira (7), os termômetros marcam mínimas entre 15ºC e 20ºC até a sexta-feira e as máximas batem 31ºC até o final da semana.

Rio de Janeiro e Belo Horizonte seguem secas por toda a semana, enquanto Vitória enfrente precipitações todos os dias, com exceção da sexta-feira. Nas três capitais, as temperaturas têm mínimas entre 15ºC a 22ºC e máximas alcançando os 30ºC na capital carioca e 27ºC na mineira.

Veja a previsão do tempo em sua cidade

A região Centro-Oeste terá tempo predominantemente seco e o Inmet prevê acumulados de chuva abaixo de 20 mm em grande parte do estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, o Climatempo informou que, por mais uma semana, todas as capitais não terão máximas abaixo dos 30ºC.

O destaque do calor fica para Cuiabá, com mínimas de 20ºC a semana toda e podendo chegar a máximas de 40ºC na quinta e sexta-feira. Quem não fica para trás desse tempo quente é Campo Grande, com os termômetros marcando 36ºC até sexta-feira, e Goiânia, que marca 35ºC hoje.

Chuvas no Norte, Nordeste e Sul

As chuvas continuam dando as caras em grande parte das regiões Norte e Sul e em quase todo o Nordeste, dizem o Climatempo e o Inmet.

A região Norte deve ter acumulados de chuva maiores que 30 mm no noroeste do Amazonas e oeste de Roraima, não ultrapassando os 20 mm nas demais áreas e não tendo pancadas pluviais em Tocantins e leste do Pará. Palmas e Rio Branco não terão chuvas.

Mesmo com as chuvas, as capitais não terão máximas abaixo dos 30ºC. Em Belém, Boa Vista e Macapá, as temperaturas chegam a 33ºC, vai a 35ºC em Manaus e 38ºC em Palmas, Rio Branco e Porto Velho.

Na região Sul, o Inmet aponta que são previstos acumulados principalmente na área leste da região, em que os volumes de chuva ultrapassam 50 mm. Nas demais cidades, são previstos acumulados de chuva em torno dos 30 mm. As três capitais terão chuvas amanhã e sexta-feira.

A semana começa com temperaturas mínimas entre 8ºC e 13ºC e máximas chegando a 19ºC até amanhã. A partir de quarta-feira, as temperaturas sobem nas capitais, com mínimas de 13ºC a 20ºC nos três dias e máximas chegando aos 29ºC até sexta-feira.

O Nordeste terá menos precipitações em mais uma semana de chuvas, limitadas a 20 mm. Apenas Teresina terá tempo seco.

As capitais terão máximas um pouco menor do que o previsto em comparação com as regiões como Norte e Centro-Oeste, mas que chegarão a 37ºC em Teresina, 33ºC em São Luís e 31ºC em Fortaleza, de acordo com o Climatempo. Nas demais capitais, os termômetros batem mínimas em torno dos 20ºC e as máximas chegam a 27ºC.