Topo

Esse conteúdo é antigo

Caso Gabriel: PMs são indiciados por homicídio triplamente qualificado

Gabriel Marques Cavalheiro tinha 18 anos e ficou desaparecido por uma semana - Reprodução
Gabriel Marques Cavalheiro tinha 18 anos e ficou desaparecido por uma semana Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

01/09/2022 19h05

A Polícia Civil indiciou os três policiais da Brigada Militar de São Gabriel, na região noroeste do Rio Grande do Sul, pelo homicídio triplamente qualificado de Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos. A morte teria ocorrido por motivo fútil, com emprego de tortura e recursos que dificultaram a defesa do jovem. As prisões dos agentes foram mantidas.

A informação foi anunciada pelo chefe da Polícia Civil, delegado Fábio Mota Lopes, em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje. Ele anunciou a conclusão dos trabalhos e o envio do inquérito ao Ministério Público. Ele confirmou que a morte do jovem ocorreu em decorrência da ação dos policiais.

"Temos três qualificadores do crime e o laudo aponta a causa da morte. Se o corpo do Gabriel foi colocado depois no açude ou não, nós ainda não sabemos. A morte aconteceu em decorrência das agressões que ele sofreu no início da abordagem".

Para o delegado José Enilvo Soares de Bastos, titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel e que esteve no comando das investigações, o relato das testemunhas e o resultado do laudo demonstram claramente o que aconteceu.

"Temos elementos que mostram que o Gabriel foi agredido com um tapa, caiu e bateu com a cabeça em um paralelepípedo. Depois foi algemado e agredido com um cassetete", destaca ao descrever as agressões. Elas teriam ocorrido após o jovem ter desacatado um dos policiais no início da abordagem, o que foi confirmado por testemunhas.

Após ser desacatado, o primeiro policial dá um tapa em Gabriel e ele cai no chão. O segundo faz a checagem da identificação do jovem, enquanto um terceiro policial abordava uma testemunha, que também estava no local.

"Todos os policiais que participaram da abordagem aceitaram a conduta do policial que abordou e agrediu a vítima", declarou Bastos.

"Não existe nenhum indício de que os outros policiais tenham negado a participar das ações. Nós estamos investigando o crime de homicídio e a ocultação de cadáver. Como é um crime militar, o caso está aos cuidados da investigação militar. A gente sabe que ele foi deixado em uma estrada que quase não é habitada e às margens da barragem", concluiu o delegado.

Relembre o caso

O corpo de Gabriel Marques Cavalheiro foi encontrado no dia (19) em uma barragem, após ficar uma semana desaparecido. Três agentes foram presos suspeitos do crime.

Um vídeo feito por um cidadão em São Gabriel (RS), registrou o jovem sendo abordado, algemado e conduzido para dentro de uma viatura por policiais militares. Uma semana depois, o corpo de Gabriel foi encontrado em um açude no município