Cavalo é visto como 'passageiro' em ônibus de SC, e morador explica cena
Um cavalo virou assunto em Criciúma (SC) ao ser filmado dentro de um ônibus comercial, sendo o único "passageiro" à vista dentro do veículo. O mamífero é visto colocando sua cabeça para fora da janela, em meio a um congestionamento inesperado no centro da cidade catarinense, no final da tarde de domingo (11).
O responsável pelo vídeo foi o músico Naldo Arraes, que diz ter se surpreendido com o alcance das imagens por todo o Brasil. Apesar da surpresa nas redes sociais, ele afirma que o evento extraordinário para alguns não é raro para os moradores que circulam pelo município, onde o animal já é velho conhecido, por participar de rodeios.
Além disso, Naldo explicou que o veículo é adaptado — o que não explica o cavalo ficar com a cabeça para fora, o que não seria permitido.
"Esse ônibus é conhecido aqui na região, é de um rapaz que participa de rodeios. Eu gravei aleatoriamente, para brincar com a galera, mas não é algo totalmente anormal, porque a gente já o viu várias vezes", detalhou ele, ao UOL.
Naldo também deixou claro que apesar de ser um veículo aparentemente convencional, o ônibus que transportava o cavalo é adaptado no interior para acomodar o animal em segurança.
"O cavalo não está ali dentro de um ônibus vazio, a parte de trás é toda adaptada com uma baia, o cavalo fica bem aconchegado e protegido, tem comida e tem água ali. Ele é super bem tratado e o dono é super conceituado, tem vários animais", afirmou.
O catarinense conta que tomou a iniciativa de registrar o cavalo apenas após ficar parado no trânsito, se divertindo com a cena do animal "observando" o congestionamento.
"Eu tinha saído do parque, onde fui correr, e estava indo pra casa. O trânsito estava congestionado por causa de um acidente que aconteceu a cerca de 500 metros de onde meu carro estava, o que é super anormal para o final de semana. É uma cena engraçada, porque dá essa impressão de que o cavalo estava parado dentro de um ônibus normal, mas como eu disse, não é", explica.
Ao comentar a repercussão da postagem com alguns amigos de fora de Santa Catarina, o músico foi surpreendido com outros questionamentos sobre costumes "diferentões" na cidade sulista.
"Eu estava comentando com alguns colegas de São Paulo que me perguntaram se era normal e compararam: 'Ah, então é igual carregar casa em cima de caminhão?'. Porque aqui na nossa região a gente também tem o hábito de carregar casas de madeira em caminhões. Por exemplo: alguém tem uma casa de madeira, quer vendê-la, o caminhão vai até lá, 'macaqueia' a casa, levanta ela do chão e amarra ela. De dia é difícil ver, mas quem circula de madrugada nas estradas sempre acha. São coisas particulares da cultura de cada região, faz parte", conclui.
O UOL tenta contato por e-mail com a Ciretran Criciúma, ligada ao Detran de Santa Catarina, para apurar possíveis denúncias e autuações contra o dono do ônibus. Se houver retorno, a matéria será atualizada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.