Topo

Esse conteúdo é antigo

Temporal em GO tem corrente humana para salvar motoboy e mulher arrastada

Colaboração para o UOL

22/09/2022 21h46

A forte chuva que castigou o município de Valparaíso (GO) na tarde de hoje inundou diversas ruas e avenidas, arrastou veículos e pedestres e deixou milhares de pessoas ilhadas em diversas áreas da cidade. Vídeos publicados nas redes mostram o desespero de um grupo de passageiros de um ônibus ao tentar salvar um motociclista e também a tentativa de salvamento de uma mulher arrastada pela enxurrada.

O aguaceiro caiu sobre a cidade horas depois de o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitir alerta laranja para risco de tempestades no Distrito Federal e entorno, causando estragos e assustando os moradores.

Vários vídeos começaram a ser postados por moradores nas redes sociais, mostrando momentos de tensão vividos pelos munícipes. Em um deles, um grupo de passageiros de um ônibus municipal é visto criando uma espécie de "cordão humano" para tentar resgatar da correnteza um motoboy, aparentemente já sem forças para resistir à força da enxurrada.

"Olha, só para registrar. Já liguei para uns cinco números aqui da segurança da polícia. Olha a situação do motoqueiro", diz a mulher que filma toda a cena com o celular. "O pessoal do ônibus tentando ajudar. Que desesperador, meu Deus.

Em outra região da cidade, mulheres que se abrigavam numa esquina registraram com o celular o instante em que uma mulher que tentava atravessar a correnteza é derrubada e arrastada velozmente pela força das águas.

"Gente, a mulher está sendo arrastada. Corre, corre", é possível ouvir uma das munícipes gritando. "Meu Deus, misericórdia", grita novamente ao perceber que ninguém havia conseguido pará-la. "Meu Deus, ela vai se machucar".

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás lamentou os danos causados pelo temporal. O comunicado informa que foram registrados alagamentos em vários pontos da cidade.

"Contudo, reforçamos que nossas equipes estão com seus horários estendidos e não medem esforços para solucionar os problemas, visitando os locais para avaliar os danos, riscos e viabilizar soluções".

No momento, entre as ações, estão o desentupimento de bocas de lobo, desimpedimento da ponte do bairro Valparaíso 2, patrulhamento de vias sem pavimentação asfáltica e limpeza urbana geral da cidade.

Unidades escolares e de saúde também estão recebendo grupos de manutenção emergencial para "resolver os contratempos". Por fim, a prefeitura ressalta que está "à disposição para contribuir com o que for preciso, prezando sempre pelo bem-estar e segurança da população".