Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem viraliza ao levar comida da formatura pra casa: 'Sushi pra vida toda'

O evento aconteceu em outubro de 2021, mas Maurício publicou o conteúdo apenas em setembro deste ano - Reprodução
O evento aconteceu em outubro de 2021, mas Maurício publicou o conteúdo apenas em setembro deste ano Imagem: Reprodução

Marcela Schiavon

Colaboração para o UOL, de Santo André (SP)

24/09/2022 04h00Atualizada em 27/09/2022 18h05

Mauricio Campos, 24, é da Barra da Tijuca (RJ) e ficou conhecido no TikTok após publicar um vídeo levando embora diversos itens de sua formatura em sacos plásticos. O evento ocorreu em outubro do ano passado, mas só agora chamou atenção nas redes sociais, já que ele preferiu não desperdiçar o que ia ficar para trás.

O cirurgião-dentista com especialização em harmonização orofacial contou ao UOL que, quando a festa já estava encerrando, perguntou ao sushiman da festa qual seria o destino de todos os itens da culinária japonesa disponíveis. Quando o cozinheiro disse que seriam descartados, teve a ideia de levá-los para a casa.

Após o consentimento do funcionário, que permitiu que Maurício só levasse a comida se esperasse até o encerramento da cozinha, o dentista colocou um despertador no celular para as 4h30 da manhã. Ele voltou a curtir a formatura e, no horário combinado, foi liberado a "fazer a limpa".

O vídeo publicado no dia 20 de setembro conta, até o momento, com 6 milhões de visualizações e cerca de 900 mil curtidas:

Entre os mais de 6 mil comentários, alguns usuários ficaram surpresos com a quantidade: "sushi para a vida toda" e "mais de 500 reais de sushi" foram algumas das reações. Teve gente que se animou: "vou fazer isso na minha".

Sobre a repercussão, ele conta que "a maioria das pessoas teve uma reação legal e se identificou. Alguns disseram que eu peguei para nada, mas eu comi tudo com meus amigos no dia seguinte, até porque tudo ali estragava muito fácil", ressalta.

Maurício disse que todos os alimentos levados por ele foram parte do seu almoço no dia seguinte - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal

O jovem explicou que fez isso para quitar a "raiva" que teve com a empresa — que ele preferiu não identificar.

Segundo ele, muitos imprevistos ocorreram, principalmente para 80 formandos entrarem em consenso sobre a festa.

"Passei nervoso, porque teve muita confusão antes da festa".

Mas Maurício conta também que, apesar de ter ficado estressado com a organização, o motivo maior da separação da comida foi a ideia evitar o desperdício.

Peguei mesmo para não desperdiçar. Fui educado para não desperdiçar alimentos, então não gosto de jogar comida no lixo
Maurício Campos

Ele comenta que, assim que começou a recolher os itens, outros alimentos foram jogados fora pelos funcionários, porque a festa estava no final.

Então, para ajudar a não descartar os alimentos, formandos também começaram a separar sushis para levar embora. "Foi engraçado. Outras pessoas fizeram o mesmo e todo mundo ao redor se divertiu, inclusive a organizadora do evento, que disse que nunca viu isso na vida", conta.

Para o transporte, pediu ajuda para funcionários, que disponibilizaram mais embalagens plásticas. O jovem também utilizou algumas embalagens que ganharam com chinelo para colocar a comida depois da festa. Segundo ele, tudo estava limpo.

Ele também levou flores de alguns arranjos de mesa para uma das convidadas que queria enfeitar a igreja com elas, tudo isso com autorização dos organizadores, segundo o jovem.