Topo

Esse conteúdo é antigo

Meganavio que mede 3 campos do Maracanã chega a Santos e 'trava' balsas

APL Yangshan durante viagem em Vancouver, no Canadá  - Reprodução/M.L Jacobs/Marine Traffic
APL Yangshan durante viagem em Vancouver, no Canadá Imagem: Reprodução/M.L Jacobs/Marine Traffic

Do UOL, em São Paulo

08/11/2022 12h03Atualizada em 08/11/2022 18h52

O meganavio de carga APL Yangshan chegou hoje ao Porto de Santos, em São Paulo, em uma operação que interrompe a travessia de balsas entre a cidade e a vizinha Guarujá.

A embarcação partiu de Singapura em 18 de outubro e alcançou o litoral paulista às 13h25, segundo o site Marine Traffic, iniciando a manobra para atracar no cais santista.

Em suas redes sociais, a prefeitura de Santos informou que o trânsito de balsas para o Guarujá será interrompido entre 13h10 e 15h de hoje "por conta da passagem de um navio de 347,09 metros", comprimento equivalente a três campos de futebol do Maracanã. O estádio no Rio de Janeiro tem campo de 105 metros de comprimento e 69 de largura, redimensionado antes da Copa no Brasil, em 2014, para seguir o padrão estabelecido pela Fifa.

A administração municipal sugeriu duas alternativas aos usuários que dependem do serviço: se programar para não enfrentar a paralisação ou se deslocar de forma terrestre, se possível.

O meganavio

Construído em 2012, o navio mercante que carrega a bandeira da Singapura também tem 45,27 metros de largura e pode transportar 10.800 TEUs, medida usada como padrão no mercado naval, que equivale a unidades de 39 m³.

Há pouco mais de duas semanas, em 24 de outubro, Santos enfrentou uma operação parecida para receber outra embarcação gigante, o navio M/V CMA CGM Vela, de bandeira alemã, também com 347 metros de comprimento e capacidade de transportar até 10 mil contêineres, que também interrompeu a circulação de balsas no mesmo horário.

A interrupção do trânsito marítimo segue uma determinação das autoridades portuárias - registrada na portaria 74/2021, da Capitania dos Portos - e da Marinha do Brasil.

O navio que atraca hoje em Santos pertence à NOL Liner Pte, de acordo com a Marine Traffic. Fundada em 2012, mesmo ano de construção do APL Yangshan, a empresa é especializada em frete e transporte de carga.

Os motivos da viagem da embarcação ao Brasil e sua carga não foram divulgados.

Segundo o site Port Technology, especializado na indústria naval, o atual recordista de maior porta-containers do mundo é o The Ever Alot, projetada pela gigante chinesa CSSC (China State Shipbuilding Corporation). A embarcação foi entregue em junho deste ano à nova administradora, a companhia Evergreen Marine, especializada em transporte de cargas.

O The Ever Alot tem capacidade de transportar 24.004 TEUs e tem 400 metros de comprimento, com 61,5 metros de largura.