Topo

Esse conteúdo é antigo

Após ameaças, sede de site de notícias em Rondônia é alvo de tiros

Felipe Corona

Colaboração para o UOL, em Porto Velho (RO)

12/11/2022 13h41Atualizada em 12/11/2022 15h54

A fachada da sede do site de notícias Rondoniaovivo, em Porto Velho (RO), foi alvo de pelo menos 19 tiros por volta das 3h40 deste sábado (12).

O UOL teve acesso às imagens feitas por câmeras de monitoramento, que mostram um homem de boné preto e jaqueta escura chegando a pé na frente do imóvel do jornal. Ele atravessa a rua e atira várias vezes contra a fachada e a porta da empresa de comunicação.

Após o atentado a tiros, o homem foge em direção à rua Buenos Aires, que fica na esquina, de onde provavelmente recebeu apoio de algum veículo para sair do local.

A Polícia Militar de Rondônia recolheu da cena do crime 20 cápsulas de pistola calibre 9 mm. O material foi levado para uma delegacia da Polícia Civil para ajudar no registro da ocorrência.

Como o ataque aconteceu de madrugada, não houve feridos, apenas danos materiais.

Ameaças e boicote de grupos golpistas

O diretor e fundador do Rondoniaovivo, Paulo Andreoli, disse que nos últimos dias estava recebendo diversas ameaças de grupos golpistas e manifestantes antidemocráticos por matérias jornalísticas publicadas sobre o movimento.

Esses grupos golpistas, que não aceitam a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições do último dia 30 de outubro, estão concentrados desde o dia 2 de novembro em um campo de futebol em frente ao antigo quartel da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS), pertencente ao Exército brasileiro.

Andreoli também revelou à equipe de reportagem do UOL que o nome do portal de notícias integra uma lista de empresas que circula em grupos de WhatsApp da extrema-direita. Essas empresas supostamente apoiaram a candidatura do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e golpistas pedem boicote a essas empresas.

"As ameaças estavam chegando de forma direta, e fomos avisados por alguns amigos que estão nesses grupos de organização dos protestos de extrema-direita. A gente sabia que ia acontecer algo contra a gente, mas não dessa forma", declarou Andreoli.

A Polícia Militar de Rondônia, que atendeu o chamado, recolheu da cena do crime 20 cápsulas de pistola calibre 9 mm.  - Paulo Andreoli/Arquivo Pessoal - Paulo Andreoli/Arquivo Pessoal
A Polícia Militar de Rondônia, que atendeu o chamado, recolheu da cena do crime 20 cápsulas de pistola calibre 9 mm
Imagem: Paulo Andreoli/Arquivo Pessoal

Assédio judicial

A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local para verificar os detalhes do atentado contra o jornal. As investigações devem apurar quem são os autores e quais as reais motivações. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seccional Rondônia, divulgou uma nota de repúdio contra o ataque.

De acordo com Paulo Andreoli, o Rondoniaovivo também é alvo de um suposto assédio judicial na área cível, com pedido de indenizações por danos morais. O jornal sofreu ao menos 20 processos, com decisões contrárias ao veículo, e teve suas contas bancárias bloqueadas por ordens de magistrados.

Os casos envolvem reclamações de calúnia e difamação. Os autores das ações judiciais, porém, não foram identificados ou mencionados.

Site de notícias Rondoniaaovivo também é alvo de ações judiciais - Paulo Andreoli/Arquivo Pessoal - Paulo Andreoli/Arquivo Pessoal
Site de notícias Rondoniaaovivo também é alvo de ações judiciais
Imagem: Paulo Andreoli/Arquivo Pessoal

"Vamos reforçar a segurança, garantir nossa proteção e continuar. Já fizemos ocorrência policial. A gente já recebeu ameaças e já tivemos outros atentados, mas não como o da madrugada deste sábado", disse Andreoli.

Organizações internacionais de defesa dos direitos humanos e de proteção dos jornalistas, como Repórteres Sem Fronteiras e a Rede de Proteção dos Jornalistas já foram comunicadas, além de outros profissionais que foram informados sobre o crime contra o Rondoniaovivo.

A Ordem dos Advogados de Rondônia também se manifestou, dizendo que "repudia o ataque a tiros à sede do Jornal Eletrônico Rondoniaovivo". "Felizmente nenhum dos profissionais foi ferido fisicamente, mas é lamentável o estresse e a pressão psicológica que ocasiona. A comunicação livre é um dos pilares para uma democracia sólida em nosso país e é necessário o respeito às opiniões diversas. Reafirmamos nosso compromisso com a verdade e pedimos a apuração imediata para solução do caso", diz a nota.