Topo

Esse conteúdo é antigo

PF interrompe emissão de passaportes por falta de verba para impressão

A PF informou que acompanha a situação junto ao Governo Federal para reestabelecimento do serviço - Getty Images
A PF informou que acompanha a situação junto ao Governo Federal para reestabelecimento do serviço Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 19h13Atualizada em 18/11/2022 19h13

A PF (Polícia Federal) informou que vai suspender, a partir deste sábado (19), a emissão de novos passaportes. Isso porque, conforme nota encaminhada à imprensa, falta verba para as "atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem".

"O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária", diz a nota.

Ainda segundo a PF, aqueles que foram atendidos até esta sexta-feira (18) vão receber o documento normalmente. No entanto, no caso daqueles que realizaram o pagamento da taxa, mas ainda não compareceram ao agendamento, não há prazo para entrega do passaporte.

Além disso, a corporação garantiu que os demais serviços prestados pela Polícia Federal não serão afetados.

No caso de passaportes de emergência, a emissão também seguirá normalmente. É importante lembrar que o passaporte de emergência é concedido àqueles que, seguindo as exigências, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega.

São casos que permitem a emissão de urgência: hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau; para a proteção do seu patrimônio; por necessidade do trabalho; por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.