Topo

Esse conteúdo é antigo

Último fim de semana de novembro terá muita chuva pelo país; veja previsão

São Paulo e todo o Sudeste tem previsão de fim de semana fechado. Na foto, chuva na região da Avenida Paulista. - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
São Paulo e todo o Sudeste tem previsão de fim de semana fechado. Na foto, chuva na região da Avenida Paulista. Imagem: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

25/11/2022 04h00Atualizada em 25/11/2022 13h19

Após recordes de frio no início do mês, novembro se encerra com previsão de bastante chuva pelo país. Há possibilidade de precipitação em todo o Sudeste e grande parte do Sul, Norte e Nordeste, enquanto o Centro-Oeste fica dividido entre pancadas de chuva e tempo ensolarado.

Mesmo com a chuva espalhada pelo Brasil, as temperaturas não devem cair nem aumentar significativamente, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Apenas quatro capitais devem ter tempo firme durante todo o fim de semana: Campo Grande, Cuiabá e Porto Alegre. Nas demais, a chuva aparece tanto no sábado (26) quanto no domingo (27). As exceções são Fortaleza, Porto Velho e Rio Branco, com tempo firme no sábado, além de Natal, que não deve registrar chuva no dia seguinte.

Sudeste

Todas as capitais da região devem enfrentar muita nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora neste fim de semana. Em São Paulo, os termômetros marcam mínima de 15ºC no sábado e 17ºC no domingo, enquanto a máxima fica em 24ºC nos dois dias.

Belo Horizonte registra temperaturas entre 16ºC e 25ºC. Já em Vitória, a mínima prevista é de 20ºC e máxima de 26ºC. No Rio de Janeiro, o sábado terá termômetros variando entre 18ºC e 26ºC. No domingo, a mínima chega a 19ºC, e a máxima a 25ºC.

Sul

Na região Sul, Curitiba e Florianópolis devem registrar temperaturas mais amenas. Na capital paranaense, os termômetros marcam mínima de 13ºC no final de semana, enquanto a máxima cai de 23ºC, no sábado, para 20ºC no domingo.

Já a capital de Santa Catarina deve ter temperaturas variando entre 18ºC e 22ºC no sábado, subindo para 20ºC de mínima e 24ºC de máxima no dia seguinte, conforme o instituto meteorológico. Em Porto Alegre, as temperaturas ficam entre 19ºC e 26ºC, no sábado, e 18ºC e 28ºC no domingo.

Norte

O Inmet prevê tempo nublado e risco de chuva em quase todas as capitais do Norte. As exceções são Porto Velho e Rio Branco, já que o sábado será de sol entre nuvens. No mesmo dia, Belém e Macapá, registram temperaturas entre 24ºC e 34ºC,ambas devem ter muitas nuvens e chuva isolada.

Por outro lado, o domingo vai ser de pancadas a qualquer hora em toda a região. Durante o final de semana, as mínimas do Norte do país giram em torno dos 23ºC, com máximas podendo chegar até 34ºC. Palmas é a única capital onde os termômetros não passam dos 30ºC: com máxima de 28ºC no sábado e 27ºC no dia seguinte.

Nordeste

Tempo fechado também no Nordeste: a precipitação chega em áreas isoladas, deixando também o céu nublado em grande parte da região. As pancadas mais fortes, com risco de trovoadas, devem ser registradas no sábado em Salvador e no domingo em São Luís e Teresina.

Em toda a região, as mínimas devem ficar em torno dos 23ºC, com máximas acima dos 30ºC. Os termômetros sobem mais em Teresina, com 34ºC de máxima, além de Fortaleza e São Luís, com máxima de 32ºC. Na capital do Ceará, o sábado será de tempo firme, enquanto Natal registra sol entre nuvens no domingo.

Centro-Oeste

De acordo com o Inmet, no Centro-Oeste do país, o tempo fica estável em Campo Grande, com mínima de 20ºC e máxima de 31ºC, e em Cuiabá, com termômetros entre 26ºC e 36ºC.

Por fim, Brasília e Goiânia têm, como na semana passada, pancadas de chuva e o tempo nublado tanto no sábado quanto no domingo. A capital federal terá termômetros girando entre 17ºC e 28ºC, enquanto Goiânia deve registrar mínima de 19ºC e máxima de 32ºC.