Topo

Esse conteúdo é antigo

Apagão atinge 13 cidades do AP; energia volta após início do jogo do Brasil

Rede de transmissão no Amapá, que enfrentou problemas em novembro de 2020 - Emiliano Capozoli/Gemini
Rede de transmissão no Amapá, que enfrentou problemas em novembro de 2020 Imagem: Emiliano Capozoli/Gemini

Do UOL, em São Paulo

24/11/2022 15h57Atualizada em 24/11/2022 21h14

Um apagão atingiu pelo menos 13 dos 16 municípios do Amapá, inclusive a capital do estado, Macapá, segundo informação divulgada pela CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) Equatorial Energia, a concessionária de energia local. A falta de energia ocorreu poucas horas antes da estreia da seleção brasileira contra a Sérvia na Copa do Mundo. O UOL apurou junto à empresa que o serviço retornou 100% às 16h12.

De acordo com a empresa, o problema teria sido provocado devido a uma ocorrência na linha de transmissão de 230 KV no trecho Laranjal do Jari/Macapá, que é administrado pela Energisa. Apenas Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari não foram afetados pelo apagão. O caso será investigado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Por meio de nota enviada ao UOL, a Energisa explicou que uma descarga atmosférica - descargas elétricas de grande extensão e de grande intensidade - provocou a interrupção na rede de energia. " Uma descarga atmosférica provocou a interrupção na rede de transmissão de energia entre Laranjal e Macapá às 15h02 desta quinta-feira (24). A transmissora recompôs toda sua rede em um minuto e todo o sistema foi restabelecido às 15h20 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), permitindo que o fornecimento na região fosse normalizado".

Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) reclamou da falta de energia no estado. Ele acompanhou a partida no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, com a equipe de transição do PT.

"Atenção! Recebi relatos de que vários municípios do Amapá estão sem energia elétrica! Esse descaso não pode permanecer. O povo amapaense não merece um novo apagão! A @cea_equatorial precisa dar uma resposta urgente e parar de tratar casos assim como isolados!", escreveu ele.

O Amapá também enfrentou problemas com o fornecimento de luz em novembro de 2020, quando a subestação de energia elétrica da capital Macapá pegou fogo e provocou um blecaute em 13 dos 16 municípios. O estado só voltou a ter 100% de sua energia restabelecida após 22 dias de apagão, o que resultou no adiamento das eleições municipais daquele ano.

Comunicado na íntegra

A CEA Equatorial informa que a falta de energia registrada na tarde desta quinta-feira, 24, foi ocasionada por uma ocorrência na linha de transmissão de 230 KV no trecho Laranjal do Jari/Macapá. A situação afetou 13 dos 16 municípios, com exceção de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

A empresa está em contato com a responsável pela transmissão e com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e está tomando as medidas necessárias para a recomposição das cargas para que seja normalizado o fornecimento do serviço aos clientes.