Topo

Esse conteúdo é antigo

Raios e granizo: São Paulo tem chuva forte e segue em 'estado de atenção'

A forte chuva que caiu em São Paulo, acompanhada de muitos raios, deixou a capital em estado de atenção para alagamentos - Reprodução/Rede Globo/MetSul
A forte chuva que caiu em São Paulo, acompanhada de muitos raios, deixou a capital em estado de atenção para alagamentos Imagem: Reprodução/Rede Globo/MetSul

Colaboração para o UOL

28/11/2022 15h32

A Defesa Civil do Estado de São Paulo fez um alerta para chuvas fortes na zona central de São Paulo durante a disputa entre o Brasil e a Suíça na Copa do Mundo, no Qatar. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção para alagamentos e houve registros de raios, granizo leve e quedas de energia no início da tarde de hoje.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, devido a alagamentos, os trens não estão circulando na Linha 12-Safira entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Jardim Romano.

Na Vila Diva, moradores registraram queda de granizo de intensidade leve no início da tarde.

Segundo o MetSul, a chuva sobre a Grande São Paulo e a capital paulista veio acompanhada por uma quantidade elevada de queda de raios. Imagem do mapa de raios do instituto de meteorologia mostra com clareza a situação.

De acordo com o CGE, áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e a umidade, atuam com intensidade na capital, principalmente na Zona Leste.

Imagens do radar meteorológico da prefeitura mostram o deslocamento de chuva forte, com potencial para queda de granizo, atingindo as regiões de Itaquera, Guaianases, Itaim paulista, São Miguel Paulista, Penha e Aricanduva/Formosa.

A Defesa Civil monitora três distritos em estado de alerta para alagamentos causados por transbordamento de córregos: Penha, Vila Prudente e Itaim Paulista. Na Zona Leste, quatro pontos de alagamento deixaram as vias intransitáveis.

O CGE avisa que as próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas generalizadas, variando de intensidade até pelo menos as primeiras horas da noite. Há potencial para alagamentos e rajadas de vento em várias regiões.

A chuva forte também atinge a Zona Norte, principalmente nas subprefeituras de Casa Verde e Santana. Na Zona Oeste, chove moderado na Lapa e em Pinheiros.

Sem ver a Copa

No Twitter, internautas reclamaram da falta de energia elétrica durante o jogo do Brasil. "Gostaria de agradecer ao município de São Paulo pela chuva torrencial que, no momento, me impede de ver o jogo no bar", reclamou uma usuária.

"São 13h37, jogo do Brasil rolando, vem a chuva e acaba a energia elétrica na rua toda", escreveu outra. "A luz acabou aqui em Itaquera, no meio do jogo. São Pedro tá na torcida contra", brincou um terceiro.

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo informou que, devido às fortes chuvas que atingem a cidade de São Paulo, alguns clientes tiveram interrupção no fornecimento de energia. "A empresa reforçou o efetivo nas ruas para agilizar os reparos na rede e segue trabalhando para restabelecer o serviço o mais brevemente possível".