Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva toma conta do país na última semana da primavera; veja previsão

No início do verão, a chuva mais forte é esperada para o Sudeste. Outras regiões também têm tempo chuvoso. - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
No início do verão, a chuva mais forte é esperada para o Sudeste. Outras regiões também têm tempo chuvoso. Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

19/12/2022 04h00Atualizada em 19/12/2022 08h51

A última semana da primavera trará chuva para quase todas as regiões do Brasil. O início do verão será marcado pela passagem de uma frente fria e um sistema de baixa pressão que se forma na costa do Sudeste.

Segundo a Climatempo, até amanhã (20), os acumulados na região devem variar entre 100 mm e 200 mm, perto da média histórica para todo o mês. Há risco de alagamentos, deslizamentos e cabeça d'água em cachoeiras.

Centro-Oeste, Sul e Norte também devem registrar tempo chuvoso em quase todas as capitais, mas com menor intensidade. As exceções são Cuiabá e Curitiba, com volumes entre 50 mm e 75 mm. O Nordeste, por outro lado, terá mais regiões com tempo firme.

Veja, a seguir, a previsão para as capitais do Brasil nesta semana.

Sudeste

Hoje, a capital paulista terá temperaturas entre 19ºC e 23ºC, seguindo estáveis e terminando a semana entre 15ºC a 21ºC na sexta (23). Chove mais até quarta, com picos de 20 mm hoje e amanhã.

Em Vitória, a semana tem temperaturas girando em torno de 19ºC mínima e 23ºC de máxima. Durante toda a semana, chove bastante, com volumes entre 20 mm e 40 mm.

No Rio de Janeiro os termômetros variam entre 20ºC e 27ºC, enquanto Belo Horizonte marca temperaturas de 15ºC a 24ºC. Nas duas capitais, estão previstos 50 mm de chuva para hoje, 60 mm para terça (20) e 20 mm para quarta (21). A partir de quinta, a precipitação tende a diminuir.

Centro-Oeste

Em Brasília e Goiânia, há uma queda de temperatura prevista, com termômetros entre 14ºC e 22ºC. Nas duas capitais, chove entre 30 mm e 25 mm até quarta.

Campo Grande registra temperaturas girando em torno de 18ºC e 32ºC ao longo da semana, com chuva principalmente hoje e amanhã. Já Cuiabá tem mínima de 21ºC e 30ºC e registra chuva intensa com 75 mm até sexta.

Sul

A semana será mais fria em Curitiba: a mínima fica em torno dos 14ºC e a máxima não passa dos 21ºC, com tempo mais ameno hoje e amanhã. A capital paranaense tem previsão de chuva intensa até quarta-feira, com acumulado de 55 mm.

Florianópolis registra acumulado de 31 mm na semana com uma queda de temperatura a partir de quinta. Os termômetros devem marcar mínima de 15ºC e máxima de 23ºC na sexta.

Em Porto Alegre, por outro lado, as temperaturas ficam acima dos 19ºC e podem atingir os 30ºC de máxima, com tempo firme ao longo da semana. Há previsão de chuva apenas nesta segunda, com 5 mm.

Norte

A chuva atinge todas as capitais da região Norte, mas com intensidades diferentes. Os menores acumulados estão previstos para Boa Vista, Belém e Macapá, com acumulados entre 5 mm e 10 mm por dia. Nas demais capitais, o volume se aproxima de 15 mm.

As mínimas na região giram em torno dos 24ºC, enquanto a máxima se aproxima dos 30ºC, exceto Rio Branco, na segunda, e Macapá, na quarta, quando os termômetros chegam aos 33ºC.

Nordeste

As capitais da região Nordeste terão temperaturas variando entre 24ºC e 32ºC, exceto Recife, João Pessoa e Fortaleza, que marcam máxima de 29ºC, além de Teresina, onde o calor chega até os 36ºC.

A chuva até aparece nas capitais nordestinas e se concentra em São Luís, Teresina e Fortaleza, com acumulados diários próximos de 10 mm.