Uma das adolescentes mortas em deslizamento de terra visitava a tia em SC
Elaine Soares Marques, 17, que morreu devido às fortes chuvas que atingiram Camboriú (SC), prima de Ketelhem Arno Ribeiro, 16, que também morreu, estava hospedada na casa da tia, mãe de Ketelhem, no bairro Jardim Aliança para passar as férias escolares, quando a encosta do morro cedeu e soterrou parte da residência. As adolescentes estavam deitadas na cama, no quarto, dormindo com outra prima, de 9 anos que, como Elaine, passava as férias com a tia e sobreviveu.
Elaine e Kethelhem morreram no local, apesar dos esforços de agentes do Samu e do Corpo de Bombeiros em tentar reanimá-las. Já a criança de 9 anos foi levada ao hospital com vida e passa bem. Ela foi atendida no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, passou por exames, e foi liberada.
"O fato de ela de estar de barriga para cima e ter conseguido uma abertura em meio ao entulho para respirar foi o que salvou a vida dela", informou a prefeitura, em nota. O deslizamento ocorreu por volta das 3h, quando todos estavam dormindo. Havia seis pessoas na casa, entre elas, um menino, que escapou ileso.
A casa que desabou ficava em uma área considerada de risco, por estar localizada na encosta de um morro. Mas não vinha sendo monitorada pela Defesa Civil, por não apresentar perigo iminente para os moradores.
"O que ocorreu foi uma fatalidade", informou a prefeitura. "Chove há muitos dias, o que encharcou o solo e fez com que parte da encosta deslizasse, trazendo árvores, lama e muito entulho para cima da residência.
Estado de emergência
O município está em estado de emergência por conta das chuvas. Cerca de 180 pessoas estão em abrigos disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Aproximadamente 60% do território do município está alagado, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Foram realizados mais de 200 resgates pelos Bombeiros, com o apoio da Defesa Civil, em Camboriú. Os bairros com maiores registros de atuação foram: Monte Alegre (73 casos),Tabuleiro (52) e Santa Regina (47).
Segundo a Defesa Civil, somente nas últimas 24 horas já choveu cerca de 260 mm em Camboriú. Um dos principais focos de atuação da Secretaria foi no bairro Jardim Europa. Até as 12h de hoje, cerca de 300 pedidos de socorro foram emitidos vindo dessa área.
Desde 12h30, o município ainda enfrenta uma alta na tábua das marés. A tendência é que a baixa comece a partir das 19h30. A previsão do tempo, porém, indica mais chuva para amanhã. A tendência é que ela só diminua a partir da quinta-feira (22)
Doações de colchões
A prefeitura está solicitando ajuda com a doação de colchões para atender a demanda dos abrigos do município e para entregar aos moradores atingidos pelos alagamentos e enchentes. Alimentos e materiais de limpeza e de higiene pessoal também são muito necessários. Informações sobre como fazer as doações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo telefone (47) 99288-4392.
"Quero deixar o meu agradecimento a todas as pessoas e instituições que estão ajudando os moradores do município. Em especial, quero ressaltar o trabalho da Paróquia do Divino Espírito Santo, que entregará cerca de mil marmitas aos moradores dos bairros Santa Regina e Jardim Europa. A união faz a força", declarou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Edson Godinho Mafra Júnior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.