Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Guia de turismo de 31 anos é morto por mulheres em assalto no RJ

Do UOL, em São Paulo

06/01/2023 14h01Atualizada em 23/01/2023 14h19

Câmeras de segurança da rua 20 de Abril, no centro do Rio de Janeiro, mostraram o momento no qual um homem reagiu a um assalto e foi atacado por duas mulheres que tentavam roubá-lo, na madrugada da quarta-feira (4).

O guia de turismo Daniel Mascarenhas Xavier da Silva, 31, conseguiu recuperar a bolsa que carregava, mas não resistiu aos ferimentos e foi encontrado morto na Praça da República, nas proximidades do local, pela manhã.

As imagens mostram a vítima andando pela calçada quando as suspeitas se aproximam e anunciam o assalto. Ele entrega uma mochila e sai, mas volta para entregar o celular, momento em que reage à abordagem.

Daniel tenta tirar a arma da mão da mulher que estava na garupa, e entra em luta corporal com as duas, mas acaba acertado por golpes de faca.

As suspeitas do crime, que não tiveram identidade revelada, foram presas na tarde de hoje, escondidas na casa de parentes em São João de Meriti.

A Polícia Civil também informou que a arma de fogo usada no assalto era falsa. Uma faca, que pode ter sido usada no crime, também foi encontrada e vai passar por perícia.

Além de guia de turismo, Daniel dava aulas de inglês e francês para brasileiros, e português para estrangeiros. Nas redes sociais, ele compartilhava fotos de viagens e momentos com os amigos.

Daniel Mascarenhas morreu após reagir a assalto no Rio de Janeiro - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Daniel Mascarenhas morreu após reagir a assalto no Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

A última publicação dele nas redes sociais foi uma foto em preto e branco, na qual está vestido de anjo. Na legenda, um trecho da música "Like a stone", da banca Audioslave, que diz: "E no meu leito de morte eu vou rezar / para os deuses e os anjos / como um pagão para qualquer um que vá me levar para o céu". A foto foi inundada de comentários de familiares, amigos, seguidores e desconhecidos que lamentaram a morte.

No Instagram, a irmã de Daniel, Beatriz Mascarenhas, fez um post em homenagem ao irmão. Ela lamentou o assassinato e disse que ele era "um cara especial" que vai fazer muita falta. Na publicação, um homem que se identifica como ex-professor de Daniel disse que ele foi um de seus alunos "mais brilhantes": "Atento, interessado e com um futuro a desbravar no turismo".