Pavão de estimação é perseguido e raptado no PR: 'é um filho pra mim'
Três homens foram presos hoje pela Polícia Civil do Paraná após perseguir e raptar um pavão de estimação. A ave é considerada mascote de um restaurante antigo em Matinhos, no litoral Paranaense.
O crime foi flagrado por câmeras de segurança do estabelecimento comercial. Nas imagens, é possível ver um Renault Clio prata parado em frente ao restaurante. Três ocupantes descem do veículo e começam a perseguir o animal. O pavão tenta escapar, mas acaba raptado. Os criminosos entram no carro e fogem.
O gerente do restaurante contou que a ave tem costume de circular pela quadra no período da tarde, e os vizinhos costumam colocar alimentos em alguns potes. Nunca houve caso de maus tratos.
Ele sempre anda junto com a outra fêmea pela região. Às vezes, vai sozinho, outras, ela vai junto. Ontem, demos falta dele e fomos atrás. Eu vi algumas penas perto da árvore e pensei que algo tivesse acontecido. Não achei marcas de sangue, mas mesmo assim fui olhar as câmeras e vimos o absurdo, Lucas Ferreira, gerente do restaurante.
Os proprietários do restaurante foram até a Polícia Civil e registraram um boletim de ocorrência. Os investigadores da Delegacia de Matinhos tinham informações de que os suspeitos seriam de Paranaguá (PR), cidade vizinha que fica a 44 quilômetros de distancia.
"Hoje pela manhã, uma equipe de Paranaguá conseguiu obter novas informações e chegaram em uma chácara numa estrada perto do posto da Polícia Rodoviária Federal, e localizaram o veículo usado no crime. Depois acharam o animal e as pessoas responsáveis pelo furto", contou Rodrigo Brown ao UOL.
A prisão dos suspeitos e a recuperação da ave foram feitas em menos de 24h do momento do crime. Os detidos foram encaminhados para a Delegacia e vão responder por furto e maus tratos, já que o animal teve penas arrancadas e estava machucado. O pavão foi entregue aos donos e já está no restaurante.
Ave é como um filho. O pavão raptado se chama Bernado e chegou ao restaurante junto com a sua parceira, a Jurema. Eles foram trazidos pelos donos do local há cerca de 14 anos e os dois são tratados como integrantes da família.
No restaurante —que é um espaço rústico, com uma área verde para animais— existem três casais e outros sete filhotes de pavão. Os animais têm sido cuidado pela família e por um veterinário que acompanha de perto as aves. "A mãe costuma ficar mais perto dos filhotes, mas o pai é mais solto. Costumam ser mais individuais", disse Lucas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.