Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra colisão de carro e caminhão que matou 6 da mesma família no ES

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

16/01/2023 15h57Atualizada em 16/01/2023 16h23

O vídeo da câmera de segurança de um caminhão mostra o momento exato em que ele se envolve numa colisão frontal que deixou seis pessoas de uma mesma família mortas em Sooretama (ES), ontem. A PRF acredita que o motorista do automóvel de passeio em questão dormiu ao volante e, por isso, invadiu a faixa de trânsito contrária sem perceber.

No vídeo que circula pela internet e foi confirmado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão segue o trajeto no quilômetro 119, na BR 101. Pouco depois das 6h, o condutor é surpreendido em alta velocidade por um Vectra prata que invade a contramão e atinge em cheio a frente do caminhão.

O motorista do carro de passeio foi identificado como Marcos Souza Santos, 36. A carona Edinalva dos Santos Costa, 36, era a companheira do condutor e estava na frente. Os quatro filhos do casal de 10, 7, 4 e 1 ano e 4 meses estavam no banco de trás. Exceto a bebê que veio a óbito no hospital, todos os familiares morreram no momento da colisão.

O homem que dirigia o caminhão carregado com toras de madeira nada sofreu. A identidade dele não foi divulgada. Ele prestou depoimento e foi liberado. A empresa responsável pela carga foi acionada, lamentou o ocorrido e informou que acompanha a apuração do caso por parte das autoridades.

A família era de Macaé (RJ). Segundo a polícia, eles saíram do município, no norte fluminense na tarde do último sábado (14), passaram pela capital, Vitória, às 2h da madrugada, e seguiram no sentido norte do Espírito Santo. Os ocupantes visitariam alguns parentes no estado da Bahia.

De acordo com a PRF, as causas do acidente ainda serão apuradas, mas toda a apuração e perícia levam a crer que o motorista Marcos teria dormido ao volante no momento do acidente.

"Um dia triste para todos nós. A perícia da PRF está analisando a ocorrência. Não foram identificadas marcas de frenagem do automóvel, levando a concluir que o condutor pode sim ter dormido ao volante. Ele invadiu a contramão e colidiu frontalmente a carreta", afirmou o inspetor Wyllis Lyra ao UOL.

Família ia para festa surpresa na BA

As vítimas Marcos e Edinalva tinham uma sobrinha que comemoraria, ontem à tarde, os seus 15 anos. Eles iriam de surpresa para a comemoração e apenas alguns familiares sabiam o que iria acontecer em Argolo, distrito de Nova Viçosa (BA). A informação foi confirmada por parentes.

A gente esperava que eles fossem chegar de madrugada. Falamos com ela [Edinalva] um dia antes e estava tudo certo. Eles falaram para a nossa sobrinha que não iam conseguir vir. Era tudo uma surpresa. Achamos estranho eles não chegarem e pedimos pro nosso filho olhar os sites pra ver se teve algum acidente e acabamos descobrindo.
Eumina de Jesus, tia de Edinalva

A família que estava na Bahia foi hoje até o Serviço Médico Legal (SML) em Linhares (ES) para fazer a liberação dos corpos. Todos estão chocados com a tragédia e choraram.

"É muita dor, é muito difícil de acreditar nisso tudo. A gente ia passar um momento juntos. Somos unidos, uma família animada. Está todo mundo sem chão. Infelizmente quem ganhou essa surpresa foi a gente e de forma bem trágica, ruim. Não tem mais festa", disse Eumina chorando.