Topo

Esse conteúdo é antigo

CAC e tiktoker: quem é o advogado baleado pela própria arma em exame em SP

O advogado Leandro Mathias de Novaes produz conteúdo pró-armas no TikTok - Reprodução/Redes sociais
O advogado Leandro Mathias de Novaes produz conteúdo pró-armas no TikTok Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

19/01/2023 12h25Atualizada em 19/01/2023 14h19

O advogado Leandro Mathias de Novaes, 40, atingido por um disparo da própria arma de fogo enquanto acompanhava a mãe no procedimento de ressonância magnética, é conhecido por produzir conteúdos pró-armas no TikTok.

Ele conta com mais de 7 mil seguidores dos quais tira dúvidas sobre armamentos. Na primeira postagem, feita em maio do ano passado, Leandro comenta a decisão de um ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que concedeu um habeas corpus pedido por um advogado.

Em uma postagem de agosto, o advogado divulgou um vídeo mostrando que havia ganhado um processo na esfera cível em que a Justiça de São Paulo condenou o humorista Léo Lins a indenizar em R$ 44 mil a mãe de uma criança autista a quem enviou ofensas por mensagem direta no Instagram.

Leandro e outra advogada defenderam a mãe da criança. Hoje, segundo consulta da reportagem ao sistema, o processo encontra-se "em grau de recurso".

No mês de setembro, o advogado começou a produzir conteúdos sobre armamento, CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) e tirar as dúvidas dos seguidores. O primeiro vídeo do tema publicado resultou em mais de 42,6 mil visualizações na plataforma.

Além disso, o perfil também compartilhava imagens do advogado trabalhando em tribunais, concedendo entrevista à imprensa e participando de treinamentos de armas.

Trabalho e vida pessoal

O CNA (Cadastro Nacional dos Advogados) da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) mostra que o cadastro de Leandro encontra-se ativo e ele atua na subseção de Cotia, na região metropolitana de São Paulo.

Segundo o perfil de Leandro no Instagram, ele é presidente da comissão de Prerrogativas da OAB Cotia. A informação também consta no site da subseção. Esse setor é responsável, entre outros, por dar assistência a membros da Ordem que sofrem ameaças, inclusive violações no exercício de suas funções.

O advogado se formou em Direito em 2013 e se descreve no LinkedIn como "especialista em Direito Penal e Processo Penal".

Leandro tinha o perfil fechado no Instagram, mas descrevia na biografia que é pai de um menino, faixa marrom no jiu-jítsu e tem "amor à família". Ele também marca o perfil de sua companheira ao lado de um emoji de anel. Ambos os perfis saíram do ar na noite de quarta-feira (18).