Menino de 10 anos dirige sozinho por 50 km e diz que iria 'salvar o pai'
Um menino de 10 anos dirigiu por pelo menos 50 quilômetros na BR-060, entre Chapadão do Sul e Paraíso das Águas, em Mato Grosso do Sul, na última terça-feira (17). De acordo com o Conselho Tutelar, a criança alegou que estava atrás de ajuda para seu pai após receber ameaças por telefone. O pai do menino foi autuado por abandono de incapaz.
Ao UOL, a conselheira tutelar Geovana Fernandes contou que fez o primeiro atendimento ao menino e que ficou impressionada com a inteligência e desenvoltura da criança.
"Ele é muito esperto e estava bem calmo quando fomos conversar", disse, relatando que a criança contou quatro versões diferentes até chegar a história de que um homem de touca preta tinha ligado em sua casa fazendo ameaças de matar seu pai.
Sobre as outras versões apresentadas pelo menino, Geovana disse que não pode revelar já que se trata de um caso em sigilo, mas disse que as declarações feitas pelo menino não combinavam.
Segundo Geovana, a família da criança será acompanhada de perto por tempo determinado pelo juiz, e que o prazo pode levar de 1 ano ou mais, onde será observado o vínculo familiar. O menino deve passar por atendimento com psicólogos.
Questionada sobre o ato do menino ter sido alguma brincadeira de criança, a conselheira negou, dizendo que em um primeiro momento foi possível observar um possível surto, mas que um especialista vai dar um parecer sobre este aspecto.
Conforme apuração da reportagem, a família da criança não tem nenhum registro anterior de maus-tratos ou abandono de incapaz. O menino foi levado para um abrigo até a chegada do pai e depois entregue ao homem.
Relato
Segundo o relato da criança para a Polícia Civil e ao Conselho Tutelaras, "ele dirigiu sozinho, sem ultrapassar nenhum veículo pela rodovia, após receber ameaças de um homem encapuzado".
O menino disse ainda que o homem teria dito, "vem logo senão vou matar seu pai". A criança contou ter ficado com medo e, por isso, tirou o carro da garagem e saiu até a rodovia para chegar a Campo Grande e encontrar o pai.
Caso registrado como abandono de incapaz
O caso foi registrado como abandono de incapaz na delegacia de Paraíso das Águas e enviado para a cidade de Chapadão do Sul, onde a família mora.
Segundo o delegado Felipe Potter, foi instaurado um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) para averiguar o fato, sendo os pais intimados na delegacia para serem ouvidos. Ainda segundo Potter, o Conselho Tutelar foi oficiado para a produção de relatório psicossocial sobre as condições da criança.
Na delegacia, o pai do menino disse em depoimento que tinha deixado o filho com a irmã de 14 anos, e ido até Campo Grande para levar a esposa para uma consulta médica e resolver questões do trabalho.
Ele ainda falou que não sabia que o filho sabia dirigir e que havia deixado as chaves do carro guardadas em cima do guarda-roupa.
O UOL tentou contato com o pai da criança por telefone e mensagens, mas não obteve respostas. O espaço permanece aberto para manifestações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.