Topo

Vítimas registraram temporal antes de embarcação afundar no Rio; veja vídeo

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio

06/02/2023 14h30

A tempestade que atingiu uma embarcação na tarde de ontem, no Rio, foi registrada pelas vítimas minutos antes do naufrágio.

Seis pessoas foram resgatadas com vida, duas estão desaparecidas e outras seis morreram. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o mar revolto (veja acima).

"Começou a ficar de verdade agora. Nem está agitado, né?"
Homem não identificado que filmava o mar revolto

Ao todo, 14 pessoas, entre parentes e amigos, faziam o passeio pela Baía de Guanabara, próximo à Ilha de Paquetá. Os bombeiros não informaram a identidade das vítimas.

Horas antes do temporal, Michele Bayerl chegou a postar um vídeo nas redes sociais mostrando o mar calmo e o dia ensolarado (veja vídeo abaixo).

Ela não está entre os sobreviventes. Os bombeiros não informaram se ela é considerada desaparecida ou se um dos corpos encontrados é o dela.

A irmã de Everson Costa, 45, morto no naufrágio, conta que ficou sem contato com ele no meio da tarde.

"A minha irmã me ligou preocupada, assim que a tempestade começou. Ela sabia que o Everson e minha cunhada estavam nesse passeio. Ela falou com ele por volta das 16h, e disse que tinha uma tempestade se armando perto da ilha. Depois disso, não conseguimos mais contato com ninguém, mas achamos que era porque o sinal de celular era difícil. Achamos que era por isso, até que começamos a ver nas redes sociais que uma embarcação tinha afundado na região onde eles estavam", disse ao UOL Verena Assunção, 48, auxiliar administrativo.

Ana Paula de Souza, 46, mulher de Everson, foi uma das seis sobreviventes. Além da esposa, ele deixou três filhos adultos. Segundo a família, Everson deve ser enterrado nesta terça-feira.

"Minha cunhada está bastante abalada, não consegue lembrar de muita coisa, mas disse que a tempestade veio muito rápido. Quando eles viram, o barco já tinha virado", conta Verena, que reconheceu o corpo do irmão na manhã de hoje.

A identificação das vítimas está sendo feita no IML (Instituto Médico Legal).

Todas as vítimas foram levadas para o hospital CER da Ilha do Governador. As duas mulheres, os dois homens e as duas crianças do sexo masculino passaram por avaliação clínica, exames, medicação e receberam alta ontem mesmo.

Marinha investiga

A Marinha emitiu uma nota dizendo que participa das buscas junto com o Corpo de Bombeiros.

"Um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de ocorrências análogas no futuro", diz a Marinha em nota.