Menina de 2 anos morre após casa desabar devido as fortes chuvas no Rio
Uma criança de 2 anos morreu na noite de hoje após uma casa desabar em razão das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nesta terça-feira. O desabamento ocorreu na rua Tenente Marques de Sousa, no Morro Chácara do Céu, na Tijuca, zona norte do Rio.
O quartel do Alto da Boa Vista, do Corpo de Bombeiros, foi acionado para atender a ocorrência às 19h58. Às 21h48, a corporação ainda seguia com os trabalhos no local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a menina foi encontrada sem vida sob os escombros da residência.
De acordo com um boletim do Centro de Operações do Rio, entre 19h30 e 19h45, choveu 13,8 mm na Tijuca, região onde ocorreu o deslizamento da casa.
A cidade do Rio entrou em estágio de alerta 4 (do total de 5) às 20h de hoje. "A cidade entra em alerta quando uma ou mais ocorrências graves impactam o trânsito, por exemplo. A incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões da cidade também caracterizam o estágio de alerta", esclareceu o Centro.
A Defesa Civil informou, através do perfil da Prefeitura do Rio, que 113 sirenes foram acionadas na cidade.
Defesa Civil e Bombeiros monitoram as chuvas
Em nota, a Sedec-RJ (Secretaria de Estado de Defesa Civil) informou que, em parceria com a corporação, monitora as chuvas em todo o estado para prevenir e minimizar os danos.
A pasta informou que está em contato com as prefeituras, mas ainda nenhuma ocorrência saiu do controle das administrações municipais, necessitando de auxílio externo.
"Os Bombeiros do Rio já atenderam mais de 170 ocorrências relacionadas às chuvas, nesta terça-feira, em todo o território fluminense, incluindo cortes de árvores, alagamentos, inundações, e salvamentos de pessoas."
O Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) também monitora as condições meteorológicas e os níveis de chuva, além de enviar alertas para as regiões de alto risco.
Por volta das 22h desta terça-feira, a capital, a região metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste tinham núcleos de chuvas moderadas a fortes. "Para as próximas horas, a previsão é de chuva moderada a forte em todas as regiões."
Governador pede que pessoas fiquem em casa
No Twitter, o governador Cláudio Castro (PL) disse que as equipes da Defesa Civil estavam de prontidão para acompanhar de perto as necessidades dos municípios.
O político informou que entrou em contato com alguns prefeitos, entre eles, o do Rio, Eduardo Paes (PSD), para reforçar o suporte aos municípios.
"Peço às pessoas que evitem sair de casa. E para aquelas que estão nas ruas que fiquem em lugares seguros. O momento é de atenção e cautela."
Governador do Rio de Janeiro
Já Paes disse que estava no Centro de Operações do Rio e também solicitou que as pessoas evitem se deslocar nas ruas. Ele anunciou que amanhã o município pode ter um "dia complicado de novo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.