Topo

Esse conteúdo é antigo

Colisão entre dois trens deixa dezenas de feridos em João Pessoa

Do UOL, em São Paulo

09/02/2023 22h15Atualizada em 10/02/2023 05h31

Uma colisão entre dois trens no cruzamento ferroviário da Ilha do Bispo deixou dezenas de feridos em João Pessoa. O acidente ocorreu por volta das 17h15 de hoje com os trens Vlt 04 e Vlt 02, segundo a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

Os feridos foram atendidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levados ao Hospital de Emergência e Trauma da capital.

Laécio Bragante, diretor do hospital, disse ao telejornal JPB2, da TV Cabo Branco, que 21 pessoas estão sendo atendidas, sendo 12 mulheres e 9 homens. A pessoa ferida mais velha é uma idosa de 65 anos e a mais nova é uma mulher de 18 anos. Um dos feridos precisou passar por cirurgia.

O maquinista de uma das composições ficou preso às ferragens, mas teve ferimentos leves no rosto.

"Esse trecho é de baixíssima velocidade. É uma saída de estação, ou seja, o veículo sequer tinha imprimido uma velocidade suficiente para um deslocamento. Esse outro veículo deveria ter parado no desvio. Essas composições cruzariam uma com a outra neste instante. Isso não aconteceu e eles colidiram na ponta da plataforma", disse Othomagno Viegas, gerente de operações da CBTU.

Tom Meireles, enfermeiro do Samu, disse à emissora que as vítimas tiveram muitos traumas, sendo nos braços, pernas, luxações (deslocamento de articulações) e dores na lombar.

O UOL tenta contato com o Corpo de Bombeiros e o Samu para saber sobre feridos. Também enviou e-mail para a secretaria de Saúde e para o hospital de Trauma da capital.

CBTU presta solidariedade

Em nota, a companhia informou que presta solidariedade aos passageiros feridos e fornecerá os apoios necessários.

"A empresa informa ainda que mobilizou imediatamente diversos profissionais para o local. A CBTU João Pessoa ressalta que uma Comissão de Técnicos irá apurar as causas do acidente. O laudo será apresentado num prazo de 30 dias. Portanto, são prematuras quaisquer hipóteses sobre o ocorrido."

Nesta sexta-feira, os trens funcionarão apenas entre João Pessoa e Cabedelo e vice-versa até o trecho onde aconteceu o acidente ser liberado.