Ministério tenta salvar acervo do Arquivo Nacional afetado por chuvas
Profissionais do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos vão hoje à sede do Arquivo Nacional para tentar preservar o acervo da instituição, atingido por alagamentos após fortes chuvas no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito hoje, em caráter emergencial, pela ministra Esther Dweck. Como mostrou o UOL na semana passada, fortes chuvas alagaram uma parte do depósito da instituição e atingiram caixas de documentos de mais de dois séculos. Segundo o AN, nenhum item do acervo foi perdido.
A historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto assume hoje a diretoria-geral do órgão. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. Ana Flávia é uma das autoras da coluna Presença Histórica no UOL. O antecessor era o interino Leandro Esteves de Freitas, que estava na chefia desde 2019, primeiro ano da gestão Bolsonaro. Ele foi acusado de perseguir servidores dentro da instituição.
Chuva atinge depósito do Arquivo Nacional
Servidores da instituição falaram que gestão Bolsonaro sabia das condições do prédio. Sob condição de anonimato, funcionários contaram à coluna de Juliana Dal Piva que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro foi "constantemente informada" sobre os frequentes vazamentos de água.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.