Topo

Esse conteúdo é antigo

Mestrando é denunciado pelo MP por estupro e morte de universitária na UFPI

Thiago Mayson da Silva foi preso por suspeita de estuprar e matar Janaina da Silva Bezerra, estudante de jornalismo da UFPI (Universidade Federal do Piauí) - Reprodução/Facebook
Thiago Mayson da Silva foi preso por suspeita de estuprar e matar Janaina da Silva Bezerra, estudante de jornalismo da UFPI (Universidade Federal do Piauí) Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

15/02/2023 14h20Atualizada em 15/02/2023 16h44

O Ministério Público pediu a condenação máxima de 50 anos do mestrando Thiago Mayson da Silva, suspeito de matar e estuprar a estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra em uma festa dentro da UFPI.

Segundo o MP, penas de quatro crimes devem ser somadas na condenação de Thiago: homicídio qualificado, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver (estupro após a morte) e fraude processual.

No caso do homicídio, as duas qualificadoras são o meio cruel empregado no assassinato e a característica de feminicídio.

A denúncia do MP corrobora com o indiciamento inicial do homem, feito pela Polícia Civil, que concluiu o inquérito do caso no dia 5 de fevereiro.

Caso em segredo de Justiça

O MP informou que vai pedir agilidade no andamento do processo, que corre em segredo de Justiça.

Thiago é suspeito de matar e estuprar Janaína no dia 28 de janeiro, durante uma festa dentro do campus da UFPI em Teresina.

Um laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí apontou indícios de violência sexual contra Janaína e que a causa da morte foi um "trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente".

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, afirmou que houve estupro e provas analisadas pela polícia apontaram que Janaína foi violentada também depois de morta.

À polícia, o suspeito afirmou que a relação dos dois foi consensual.

O UOL entrou em contato com a defesa de Thiago em busca de um posicionamento sobre a denúncia e aguarda retorno.