Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula chega a São Paulo; ao menos 40 pessoas estão desaparecidas após chuvas

Ao menos 36 pessoas morreram; 35, em São Sebastião e uma, em Ubatuba - Reprodução Twitter
Ao menos 36 pessoas morreram; 35, em São Sebastião e uma, em Ubatuba Imagem: Reprodução Twitter

Do UOL, em São Paulo

20/02/2023 08h45Atualizada em 20/02/2023 10h29

O presidente Lula (PT) chegou há pouco na base aérea de São José dos Campos (cerca de 90 km da capital). De lá, ele e uma equipe de ministros vão sobrevoar o litoral norte de São Paulo, atingido por fortes chuvas durante o fim de semana.

Há ao menos 36 mortos e 40 desaparecidos, além de mais de 500 pessoas que tiveram de deixar suas casas.

Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o tempo hoje amanheceu melhor, mais bombeiros estão indo para a região para tentar encontrar sobreviventes e enviar os feridos para os hospitais da região. "Precisamos aproveitar toda a janela de tempo bom", disse o governador. "Hoje a gente vai ter condição de ver a extensão dos danos e planejar".

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), disse que 50 casas foram soterradas após o temporal. "A situação é extremamente crítica nesse momento, estamos avaliando que 50 residências caíram com as forças das águas", afirmou em entrevista à GloboNews. "Ainda não conseguimos dimensionar o tamanho do prejuízo do município".

São Sebastião recebeu 626 milímetros de chuva em 24 horas, de acordo com a MetSul Meteorologia. Eram previstos cerca de 300 milímetros no município ao longo de todo o mês.

Siga o UOL no

Trechos da Rio-Santos e Mogi-Bertioga foram interditados após deslizamentos. Nesta última, o trânsito está suspenso após o rompimento de uma tubulação.