Topo

Ponte entre RS e SC cede e deixa desaparecido; estudantes escapam a nado

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Balneário Camboriú (SC)

20/02/2023 08h49

O cabo de uma ponte pênsil se rompeu na madrugada de hoje entre Passo de Torres (SC) e Torres (RS). Um grupo de pessoas acabou caindo na água e parte delas conseguiu sair a nado ou foi resgatada, mas uma segue desaparecida.

O número de pessoas que estava na ponte no momento do rompimento do cabo ainda é divergente. Segundo o CBMSC (Corpo de Bombeiros de Santa Catarina), relatos iniciais apontam que havia mais de 50 pessoas sobre a ponte. Já o secretário de turismo de Torres, Matheus Junges, estima que havia 100 pessoas no local, a partir da análise de vídeos e relatos de testemunhas. Por outro lado, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul observa que o grupo era formado por aproximadamente 15 pessoas.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da queda. Na gravação (veja acima), é possível ver diversas pessoas passando pela ponte, que balança bastante. O vídeo mostra ainda que uma pessoa ficou pendurada após a queda de parte da estrutura.

A maioria das pessoas conseguiu sair a nado e algumas vítimas foram encaminhadas aos hospitais, segundo nota do CBMSC enviada à imprensa.

"Informações atualizadas dão conta de que três jovens, que estavam no local, ainda não retornaram para a casa. Então os mergulhadores começam a buscar por esses três jovens que possivelmente teriam caído dentro do rio", observa o órgão.

Foram retiradas 30 pessoas da água e, dessas, 16 foram encaminhadas para o hospital, segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

Cabo de ponte pênsil se rompeu entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul - Divulgação/Corpo de Bombeiros - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Cabo de ponte pênsil se rompeu entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Os trabalhos de buscas contam com a participação de bombeiros militares e comunitários do CBMSC e bombeiros militares do Rio Grande do Sul. De Santa Catarina, são oito bombeiros militares e quatro bombeiros comunitários. "No local, além do trabalho manual dos bombeiros militares, estão as lanchas e botes de resgate do CBMSC", disse a corporação em nota.

Além disso, a Aeronave do BOA (Batalhão de Operações Aéreas) está em deslocamento para ajudar nas buscas.

A ponte pênsil fica sobre o Rio Mampituba é destinada para a travessia de pedestres, com limite máximo de 20 pessoas por vez.

Ponte passou por manutenção há 3 dias

A ponte para pedestres passou por uma manutenção preventiva na última sexta-feira (17), segundo a prefeitura de Passo de Torres. Neste dia foi realizado "reparo nos cabos, tirantes, tela e estrados", segundo nota enviada à imprensa.

A prefeitura disse ainda que lamenta o ocorrido e observou que o rompimento do cabo ocorreu por "excesso de pessoas" sobre a estrutura. Além disso, observou que não há pessoas hospitalizadas.