Brasileira candidata a recorde de mais velha do mundo morre em AL
Morreu na manhã desta segunda-feira Josefa Maria da Conceição, aos 121 anos, no município de Pilar, na Grande Maceió, Alagoas. Nascida em 7 de fevereiro de 1902, a ex-agricultora conhecida como "Dona Josefa" era a alagoana mais idosa do Estado e estava sendo avaliada pelo Guinness Book para ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, de acordo com a prefeitura da cidade.
Em contato com o UOL, o médico de Dona Josefa, Renato Rezende, afirmou que ela faleceu em casa. Há cerca de uma semana acamada, a alagoana estava sendo cuidada pela própria família e acompanhada por uma equipe do programa de assistência médica domiciliar "Melhor em Casa".
"Ela era uma pessoa muito humilde, que ultimamente vivia deitada e já há algum tempo não ia se consultar. Estava há algum tempo sem querer se alimentar."
Josefa Maria da Conceição teve 22 filhos ao longo de sua vida, mas apenas quatro estão vivos. Ela morava com dois deles.
Em entrevista ao UOL, a neta mais nova de Dona Josefa, Miquesia Katyuscia Lima da Silva, de 14 anos, disse que perdeu a conta de quantos netos ela teve. "Na faixa de 45, por aí ou mais", disse.
Miquesia afirmou que os familiares estavam animados com a possibilidade de sua avó ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness Book. "Estamos todos muito abatidos com a morte hoje", completou.
Por meio de uma nota, a prefeitura de Pilar comunicou que o corpo de Dona Josefa foi velado em sua residência e o sepultamento será realizado nesta terça-feira (28), às 10h, no cemitério Frei Damião, localizado na Chã do Pilar.
"Josefa testemunhou grande parte da história do município e ficará para sempre na memória dos pilarenses. A administração municipal e todos os seus gestores e servidores expressam condolências aos familiares e amigos nesse momento de dor", destacou a prefeitura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.