Topo

Esse conteúdo é antigo

'Encãotrão': Vídeo de vira-latas com tutores em escada rolante viraliza

Do UOL, em São Paulo

06/03/2023 21h54Atualizada em 06/03/2023 22h45

Cerca de 300 cães vira-latas (sem raça definida) participaram ontem do evento 'Encãotrão' no shopping Plaza Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

O que aconteceu:

  • No evento, é comum que os tutores desçam as escadas com os cachorrinhos no colo e sejam filmados.
  • Os cães de pequeno e médio porte poderiam descer as escadas no colo dos tutores, enquanto os de grande porte deveriam usar as escadas fixas por questão de segurança.
  • Cinco cachorros vira-latas foram adotados na feira de adoção que teve no evento.
  • Esse foi o quinto evento de cães ocorrido no shopping. Porém, os anteriores foram com cachorros de raça definida.
  • O evento foi organizado por Lizandra Machado, dona da página SRD Niterói, no Instagram.

Lizandra é dona de três animais e explicou que a ideia do evento era não ser apenas um encontro de animais, mas uma oportunidade para falar de adoção de vira-latas e para as pessoas entenderem que esses bichos são diversos e dóceis.

No local, também teve houve a possibilidade de se doar tampas de garrafas, revertidas em receita para grupos de resgate de animais, e uma ONG recebeu as doações de ração solicitadas no convite do evento.

Sobre o vídeo viralizar, Lizandra explicou: "Eu não esperava. Eu queria muito que tivesse uma boa visibilidade".

A minha Pretinha foi a primeira a chegar [no evento]. Ela estava fazendo sucesso, todo mundo parava ela e perguntava se ela estava para adoção. E eu dizia: 'Não. Essa daqui é minha'. Ela é tranquilinha e me fez entrar para esse mundo. Ela veio de resgate, foi atropelada, estava com sarna, ficou internada dois meses. Eu não consigo mensurar o quanto ela é importante para mim. É o meu 'grudinho'."
Lizandra Machado ao UOL

Agora, a organizadora explicou que planeja fazer novas edições do "Encãotrão" com vira-latas em outros municípios do Rio de Janeiro (e quem sabe pelo Brasil).

As pessoas precisam entender que o animal não precisa ter raça para ter amor. Qualquer animal que você tiver dentro da sua casa, ele vai ser feliz. Se você tratá-lo bem, dar comida, dar o que ele precisa, ele vai te retribuir de todas as formas possíveis."

Fabiana Xavier, diretora de relacionamento da ONG de adoção de animais "Amigo Não se Compra", disse que muitas pessoas acham bonito "o vira-lata caramelo", mas optam por comprar um cachorro com raça definida.

"O vira-lata é meio invisível na sociedade. Adote. Não olhe o animal pela raça. Todo cachorro de raça ou vira-lata é amor. Fico na torcida que esse encontro seja o primeiro de muitos. Que possamos trazer visibilidade para os vira-latas e que possamos construir uma rede de muitos finais felizes."