Topo

PE: Jovem é vítima de novo ataque de tubarão e tem parte de braço amputada

Do UOL, em São Paulo

06/03/2023 14h11Atualizada em 07/03/2023 09h41

Um novo incidente com tubarão foi registrado na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), na tarde de hoje.

O que aconteceu:

  • A informação foi confirmada ao UOL pelo Corpo de Bombeiros, que recebeu o acionamento por volta das 12h30.
  • A ocorrência foi registrada nas imediações do Golden Flat, local no qual o banho de mar não é proibido, mas desaconselhado.
  • A adolescente de 15 anos foi mordida no braço esquerdo. Ela foi socorrida de ambulância pelo Samu ao Hospital da Restauração e passou por cirurgia.
  • De acordo com a unidade de saúde, ela passou por um procedimento cirúrgico para reparar as lesões causadas pela amputação de parte do membro superior esquerdo. Ainda segundo o hospital, a adolescente está estável, consciente e orientada.
  • Um banhista precisou ser retirado do mar pelo Corpo de Bombeiros por decidir tomar banho minutos após o registro do incidente. Ele foi removido à força da área e terá que responder por desacato após ignorar as instruções para sair do local.

"O pessoal ainda estava socorrendo a mulher e um camarada foi entrar no mar, no mesmo lugar em que o tubarão pegou a moça. Os bombeiros tiveram que entrar no mar para poder tirar, ele desacatou os bombeiros, reagiu", afirmou o autor de um dos vídeos que mostra o socorro à vítima.

Esse é o segundo ataque em dois dias e o terceiro em menos de um mês na Região Metropolitana do Recife. Ainda ontem, um adolescente de 14 anos foi mordido, também na praia de Piedade, em trecho de banho proibido, a metros do local do novo incidente. Ele teve a perna amputada e se recupera na enfermaria do Hospital da Restauração.

O banhista estava tomando banho na praia de Piedade, onde já foram registrados 16 incidentes com tubarão desde 1992. O banho naquele trecho do mar é proibido desde julho de 2021, quando um turista morreu próximo ao ponto conhecido como "igrejinha". Ela é a 77ª vítima de tubarões na costa pernambucana desde o início da contabilização, incluindo 10 ocorrências em Fernando de Noronha (PE) — ao todo, 26 pessoas morreram.