Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem deu celular novo a menina sequestrada para monitorá-la, diz delegado

15.03.23 - Menina de 12 anos sequestrada no RJ por contato do TikTok foi achada em São Luís do Maranhão - Reprodução/TV Globo
15.03.23 - Menina de 12 anos sequestrada no RJ por contato do TikTok foi achada em São Luís do Maranhão Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

16/03/2023 20h42Atualizada em 16/03/2023 21h15

O homem suspeito de ter sequestrado uma menina de 12 anos teria dado um celular novo para a vítima para monitorá-la e ver com quem ela trocava mensagens, segundo a polícia.

O que aconteceu:

  • O suspeito também teria ficado com o aparelho celular que já era da menor de idade.
  • O delegado Marconi Matos, do Maranhão, disse à TV Globo que os vizinhos achavam a situação "estranha" e ajudaram a achar o suspeito, que não estava em casa quando a menor foi encontrada.
  • "Fisicamente ela parece bem, mas estava um pouco assustada quando chegamos ao local", disse o delegado.
  • Segundo Matos, a menina disse "que estava arrependida de ter embarcado nessa viagem e chorava muito, dizendo que queria voltar para casa".
  • A polícia apura se o homem pagou um motorista de aplicativo para levá-lo a São Luís com a garota por R$ 4 mil.
  • O delegado afirmou que o homem "sabe da gravidade da conduta, mas se mostrou surpreso pela prisão".
  • A investigação apontou que o rapaz conversava com a menina há dois anos.

Ao fazer o sequestro da jovem do Rio de Janeiro para cá [Maranhão], ele entregou um celular um pouco mais caro para ela, um celular mais moderno, e ficou com o aparelho dela, mas essa atitude dele era justamente para tentar sempre ver com quem ela trocava mensagens. Ele tinha um controle sobre situação. Nós fechamos o perímetro e conseguimos identificar, e também com um trabalho de investigação em cada estabelecimento.
Delegado Marconi Matos

Menina sequestrada usou wi-fi para pedir socorro, diz delegada

Na última sexta-feira, a menina mandou mensagem para a irmã pelo Instagram, dizendo que estava presa em uma quitinete em São Luís, segundo a delegada Elen Souto, titular da DDPA (Delegacia de Descoberta de Paradeiros) do RJ. Nas mensagens, a garota não sabia descrever o bairro onde estava, nem o nome de vizinhos.

A menor de idade disse apenas que o homem saía para o trabalho e a mantinha trancada dentro de casa, e que a janela dela dava de frente para outra janela. Ela também descreveu o homem fisicamente.

O único dia em que a menina saiu de casa foi na sexta-feira para comprar roupas, já que tinha saído de casa sem nenhuma roupa extra. A menina foi achada ontem à tarde após as polícias do Rio de Janeiro e Maranhão começarem a fazer levantamentos próximos à loja. O homem foi preso em flagrante por sequestro.