Topo

Esse conteúdo é antigo

PF faz nova operação contra trabalho escravo na Serra Gaúcha

Pessoas resgatadas de trabalho análogo a escravidão retornam à Bahia após operação da PF em 22 de fevereiro - Divulgação/Governo da Bahia
Pessoas resgatadas de trabalho análogo a escravidão retornam à Bahia após operação da PF em 22 de fevereiro Imagem: Divulgação/Governo da Bahia

Do UOL, em São Paulo

17/03/2023 09h49Atualizada em 17/03/2023 09h58

A Polícia Federal fez uma operação na manhã de hoje contra o trabalho escravo na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

O que aconteceu?

  • A PF cumpre sete mandados de busca e apreensão em Bento Gonçalves e Garibaldi pela Operação Descaro.
  • Seis pessoas são alvos de medidas judiciais. A suspeita é de que elas integram uma organização criminosa que pratica o crime de submissão ao trabalho escravo.
  • O objetivo da PF é coletar novas provas sobre a operação de 22 de fevereiro, quando 207 pessoas submetidas à condição análoga a de escravo foram resgatadas de uma fazenda de uvas em Bento Gonçalves.

Relembre as denúncias

  • Trabalhadores eram recrutados de outros estados, principalmente da Bahia, por uma empresa prestadora de serviços de apoio administrativo.
  • As vítimas não recebiam salários, sofriam agressões físicas e tinham a liberdade restrita.
  • As vítimas já chegavam na fazenda com dívidas de alimentação e transporte e, no alojamento, tinham que comprar produtos a preços muito acima do valor de mercado. Tudo isso era anotado como dívida, o que prendia os trabalhadores aos patrões.
17.mar.23 - PF apreende armas e munição em operação contra trabalho escravo na Serra Gaúcha - Polícia Federal/Divulgação - Polícia Federal/Divulgação
17.mar.23 - PF apreende armas e munição em operação contra trabalho escravo na Serra Gaúcha
Imagem: Polícia Federal/Divulgação