Ataques criminosos no RN chegam a 259 em cinco dias, diz governo
O governo do Rio Grande do Norte confirmou, neste sábado (18), ao menos 259 ataques contra prédios públicos, comércios e veículos em diferentes municípios do estado desde a terça-feira (14).
O que aconteceu?
- No primeiro dia de ataques, foram registradas 103 ocorrências;
- Na quarta-feira (15), foram contabilizados 67 ataques violentos;
- 56 ocorrências foram registradas na quinta-feira (16);
- O número caiu para 26 ataques na sexta-feira (17);
- Neste sábado, sete ataques foram registrados pelo governo.
Desde a terça-feira (14), quando a onda de terror teve início, a diminuição de atos chegou a 74,5%.
Os dados do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional, divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, mostram que, entre terça e quarta-feira, o número de registros caiu 35%.
Na quinta-feira (16), a queda em relação ao dia anterior foi de 16%.
Nos próximos dias, a expectativa do governo é de que a chegada de reforço às forças estaduais de segurança pública reduza ainda mais a ação criminosa.
Reforço na segurança do estado
- O governo afirmou que a redução dos ataques violentos que têm aterrorizado cidades do RN ocorre pelo reforço de agentes de segurança pública e ações nas ruas do estado.
- Segundo o governo do estado, até o início deste sábado (18), 455 agentes de segurança pública foram cedidos para dar apoio ao trabalho das forças estaduais.
- O estado teve suporte enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal, e dos estados do Ceará e da Paraíba.
- Novos militares deverão chegar nos próximos dias.
Prisões e apreensões
- Segundo o governo, as forças de segurança pública do RN contabilizam 106 prisões;
- Dessas, 18 foram presos na operação Normandia, deflagrada ontem pela Polícia Civil e PF
- 31 armas foram apreendidas, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, além de veículos, dinheiro, drogas e munições apreendidas.
Exigências para cessar ataques
Criminosos que se identificam como membros da facção responsável por ataques no RN, o Sindicato do Crime, divulgaram um vídeo nas redes sociais com exigências para o fim dos atos de violência.
- O Ministério Público e o governo estadual investigam o caso e tentam identificar os autores.
- Um vídeo mostra três homens mascarados, com armas de grosso calibre, reivindicando melhorias para o sistema prisional do estado;
- Eles querem visitas íntimas de 15 em 15 dias e quatro visitas por mês, uma por semana; citam banho de sol, alimentação melhor, televisão e luz nas celas; exigem que autoridades investiguem o Poder Judiciário do RN por "não soltar presos do semiaberto".
- Fontes ligadas ao Ministério Público do Rio Grande do Norte afirmaram que vão investigar o vídeo para identificar os autores. A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Estado informou que não comentaria o conteúdo, mas que o material será investigado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.