Esse conteúdo é antigo
Após ataques, Dino diz no RN que governo financiará melhorias em presídios
O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que o governo federal investirá em viaturas, armas e melhoria nos presídios do Rio Grande do Norte após ataques de facções.
O que Dino falou
- Dino chegou hoje ao estado, a pedido de Lula (PT), para acompanhar o trabalho da Força Nacional e traçar planos junto à governadora Fátima Bezerra (PT). Os dois se reuniram nesta noite.
- À imprensa, o ministro disse que o governo dará "apoio financeiro" para que "sejam compradas mais viaturas, mais armamentos e para uma reestruturação do sistema penitenciário".
- O ministro afirmou que o estado é "uma prioridade nacional" para investimento.
- Segundo ele, o investimento principal será em estrutura física dos presídios. "Abrangendo reformas do sistema penitenciário hoje existente e também a construção de novas unidades."
- A quantia a ser investida será anunciada amanhã pela manhã. Dino fará reuniões com autoridades do estado nesta noite para traçar um cronograma. Segundo ele, o governo já investiu mais de R$ 5 milhões desde o início dos ataques.
O cronograma é imediato. Não são recursos que dependem da votação de leis ou de previsão orçamentária, são recursos que o Ministério da Justiça dispõe, tanto na área de segurança pública quanto na área penitenciária
Flávio Dino, em Natal
Novos ataques e reivindicações de facção
- A melhoria no sistema carcerário foi uma das principais reivindicações da facção criminosa que tem operado os ataques. Criminosos encapuzados e armados divulgaram vídeos nas redes sociais reclamando da situação nos presídios e denunciando violência policial, incluindo tortura.
- Mais ataques criminosos foram registrados na noite de ontem em Parnamirim (RN). Homens atearam fogo na estação de trem Boa Esperança. No momento do ataque, ninguém estava no local e não houve feridos.
- Uma caminhonete também foi incendiada no bairro Passagem de Areia. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo em chamas e completamente destruído.
- A onda de violência que aterroriza cidades do Rio Grande do Norte desde a terça-feira (14) contabiliza ao menos 273 ações criminosas até este domingo (19).
- Ao todo, o RN já tem o reforço de mais de 1.000 agentes de segurança, seja da Força Nacional, Polícia Federal e oficiais de outros estados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.