Suspeita de cianeto interdita andar de universidade, mas líquido era xampu
Após um aluno ter encontrado, na manhã de hoje, um saquinho com um líquido dentro, com um rótulo onde estava escrito "cianeto líquido", um dos andares da faculdade de Farmácia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) teve que ser isolado e as aulas, suspensas.
O que se sabe:
- A direção da faculdade acionou a Segurança Universitária da UFMG, que chamou o Corpo de Bombeiros. O saquinho com um líquido viscoso e azulado foi encontrado na manhã de hoje, na sala 3057/B3.
- Os agentes isolaram a área para detecção de risco.
- A PF (Polícia Federal) também foi acionada e compareceu à faculdade.
- Os agentes confirmaram a ausência de cianeto e de outras substâncias químicas de risco.
- Segundo os Bombeiros, tudo não passou de um trote.
"Após a identificação física, apurou-se que a cor e o pH do produto descrito como 'cianeto líquido' encontrado na sala de aula são os mesmos do xampu preparado na aula prática da disciplina de Farmacotécnica II (Turma TN2), realizada ontem (23) no curso de Farmácia noturno. Dessa forma, foi concluído que não havia nenhum risco por se tratar do mesmo produto, no qual foi incluída uma descrição falsa", informou a UFMG, em nota encaminhada à imprensa.
A notícia se espalhou rapidamente nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Alguns alunos demonstraram preocupação com a situação. Outros lamentaram a suspensão das aulas.
Segundo a Ficha de Informação Toxicológica da Cetesb, o cianeto líquido é uma substância tóxica, com alto poder de envenenamento, comumente usada na galvanoplastia, extração de ouro e prata, limpeza de metais, na produção de fibras sintéticas, corantes, pigmentos e nylon.
Os sinais e sintomas mais comuns são dor de cabeça, vertigem, diminuição da coordenação motora, arritmia, bradicardia, torpor, coma e morte. Os efeitos da exposição crônica são dor de cabeça, dificuldade para falar, distúrbios gastrintestinais, fraqueza muscular, confusão, perda da acuidade visual e aumento da tireoide.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.