Topo

'Poderia estar paraplégica': mulher cai do telhado e marido pula pra salvar

Camila Corsini

Do UOL, em São Paulo

28/03/2023 04h00

Katia Regina Carvalho, de 56 anos, sofreu um acidente doméstico em sua casa em Itaguara (MG) no último dia 13 de março.

O vídeo registrado por câmera de segurança assusta: ela está de pé, em cima de uma escada de metal, conversando com o marido no telhado. O objeto desmonta e Katia cai diretamente no concreto. Em seguida, o marido pula para socorrê-la.

"Meu marido estava onde fica o reservatório de água. Lá havia algumas caixas de marimbondo e ele me pediu o inseticida. Quando cheguei na beirada do telhado e ele esticou o braço para pegar, a escada caiu e eu caí em seguida", contou ao UOL.

"No momento, só passou pela minha cabeça que eu tinha partido a coluna. Sentia as pernas e mexia os pés, mas fiquei com muito medo de hemorragia interna."

Ainda deitada no chão, ela gritou pelo marido, Alexandre. Nas imagens, é possível ver o momento que ele pula para ampará-la.

Pedi para ele me levar ao hospital e, com o mínimo esforço, entrei no carro rodeada por travesseiros. Ele me levou imediatamente para Betim [na região metropolitana de BH]

No hospital, fizeram exames de raio-x e tomografia. Não foram constatadas fraturas ou fissuras nos ossos.

Katia teve apenas escoriações nos cotovelos e hematomas no braço direito e na região dos glúteos. Ela, que já tem duas hérnias de disco, na lombar, também sentiu fortes dores.

'Assustados com o impacto'

"Foi um grande livramento, porque era para eu estar paraplégica agora. Essa foi a primeira preocupação dos médicos quando cheguei", lembra. Agora, ela está bem e em casa. "Temos duas filhas e um filho que ajudaram a cuidar de mim."

Alexandre não teve nenhuma lesão. "Ficamos assustados com a força do impacto. Tem hora que nem eu mesma acredito que passei por isso", desabafa a veterana da PM de Minas Gerais.

Kátia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Katia e Alexandre, no dia seguinte ao acidente
Imagem: Arquivo pessoal

Registro inusitado

Katia conta que as câmeras de segurança que registraram o acidente foram instaladas menos de uma semana antes do episódio.

A decisão por aumentar o monitoramento foi tomada após a casa de uma das filhas do casal, que fica ao lado, ter sido alvo de um assalto dias antes.

"Nem estávamos pensando em colocar uma câmera neste momento, mas fizemos isso pela insegurança, porque não ficamos sempre nesta casa e é difícil deixá-la sozinha", explica.

As imagens foram parar nas redes sociais por iniciativa de uma das filhas, que contou toda a história da queda e salvamento. Katia diz que ficou até assustada com a repercussão do caso.

Entendo que acidentes acontecem e temos de ser cuidadosos. Às vezes, falhamos. Somos humanos

"Meu esposo sempre foi um marido cuidadoso e um pai dedicado. A atitude dele alcançou muita gente, pelo cuidado que sempre demonstrou por nós. Sou privilegiada."