Topo

'Vou tirar meu filho daquela escola', diz mãe de aluno que viu ataque em SP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/03/2023 19h22

Em entrevista ao UOL News desta terça-feira, a chefe de cozinha Maria D'ajuda, mãe de um menino que estava na sala de aula que foi alvo dos ataques na Escola Estadual Thomazia Montoro, zona oeste de São Paulo, afirmou que terá de tirar o filho da escola.

Vou pensar como fazer, o que fazer, como vai ficar, porque vou ter que tirar meu filho daquela escola e eu não queria tirar, porque ela é uma escola assim... O ensino é muito bom, muito bom mesmo, e eu estou triste com isso porque vou ter que retirar meu filho de lá, porque meu filho não vai conseguir estudar lá, não vai conseguir ficar em paz.

Maria afirmou que está muito chateada com a situação porque a escola "é muito boa". "Estou muito chateada com isso também porque a escola é muito boa, os ensinamentos são muito bons, as professoras são muito boas, muito dedicadas", afirmou.

Polícia não tem que estar na escola, mas monitorar e impedir ataques, diz professora da UnB

A professora da UnB (Universidade de Brasília) Catarina Santos afirmou durante sua participação no UOL News que o ataque de ontem fez com que muitas pessoas começassem a pedir uma maior participação de policiais na escola. Contudo, ela acredita que o papel das forças de segurança tenha de ser no monitoramento para evitar esse tipo de ataque.

Esses ataques são bem planejados, vêm como elemento surpresa, a polícia na escola não é a solução. A polícia vai desenvolver um papel muito maior se fizer um trabalho de monitoramento e impedir que essa demanda chegue à escola.

A especialista afirmou que a sociedade tem um papel importante para evitar esse tipo de ataque.

Temos uma ação que precisa ser da sociedade brasileira como um todo e todos nós precisamos ficar atentos para que, inclusive, as pessoas, a sociedade não comece a pedir ações mais extremas nas escolas.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: