Topo

Esse conteúdo é antigo

'Quando cheguei, já tinha acontecido', diz dono de creche sobre ataque

Aparecido é dono da creche em que ocorreu o ataque nesta manhã em Blumenau (SC) - Reprodução/YouTube/Brasil Urgente
Aparecido é dono da creche em que ocorreu o ataque nesta manhã em Blumenau (SC) Imagem: Reprodução/YouTube/Brasil Urgente

Do UOL, em São Paulo

05/04/2023 17h40

Aparecido, dono da creche onde ocorreu o ataque que deixou quatro crianças mortas em Blumenau (SC), falou sobre o caso. Ele contou que saiu para comprar peixe para fornecer amanhã aos alunos e que, quando voltou à unidade escolar, a tragédia já tinha acontecido.

O que aconteceu:

Aparecido (que não teve o sobrenome informado) disse que foi ao mercado comprar peixe porque amanhã seria "quinta-feira Santa" na escola (em referência ao feriado de Sexta-feira Santa, ocasião em que não é indicado o consumo de carne vermelha). A fala ocorreu em entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

O dono da creche explicou que o ataque foi no parquinho da unidade escolar e que o foco do agressor, que teria pulado o muro para entrar no local, seria atingir apenas as crianças.

Segundo o dono da creche haverá acompanhamento psicológico para os pais e as crianças que seguirão na escola. "Vamos ver se a gente consegue retomar a vida normal, se reerguer."

A creche será reaberta na próxima terça-feira (11), segundo Aparecido.

Está todo mundo chocado, ninguém espera isso, o cara pular o muro de uma escola e fazer uma barbaridade dessa e depois se entregar; não tem como evitar. Questão de muro alto não vai resolver, se ele chega no portão ali e fala que quer conversar com a gente, colocar criança [para se matricular na creche], a gente vai abrir o portão e ele faz a mesma coisa. É só o sentimento de tristeza mesmo."
Aparecido, dono da creche

O que se sabe sobre o caso:

O crime ocorreu no Cantinho Bom Pastor, uma creche privada localizada no bairro Velha, que abrigava 40 crianças no momento do ataque.

Dos cinco feridos, quatro foram levados ao Hospital Santo Antônio: duas meninas de 5 anos, um menino também de 5, e outro menino de 3. O estado de saúde das crianças é estável, segundo o hospital. Elas ficarão em observação por pelo menos 24h.

As aulas na rede municipal de ensino foram canceladas hoje. A prefeitura decretou luto de três dias.

O agressor não possui ligações com a creche, segundo a polícia. Ele tem passagens pela polícia por lesão corporal, dano e porte de drogas. Hoje, o homem parou uma moto em frente à creche e invadiu o local pulando o muro com a machadinha.

A Polícia Civil informou que irá extrair dados de computadores e celulares do autor do ataque. O objetivo é verificar se houve participação direta ou indireta de outras pessoas no atentado. A polícia também tenta obter imagens de câmeras de segurança.