Topo

Esse conteúdo é antigo

Quase 2 anos após chacina, Saudades lamenta ataque em creche de Blumenau

A prefeitura de Saudades (SC), onde ocorreu a chacina em uma creche há quase dois anos, lamentou o ataque em Blumenau (SC) - Reprodução/Instagram/Município de Saudades
A prefeitura de Saudades (SC), onde ocorreu a chacina em uma creche há quase dois anos, lamentou o ataque em Blumenau (SC) Imagem: Reprodução/Instagram/Município de Saudades

Do UOL, em São Paulo

05/04/2023 18h50Atualizada em 05/04/2023 18h53

A prefeitura de Saudades (SC), onde ocorreu a chacina em uma creche há quase dois anos, lamentou a morte de quatro crianças após o ataque em uma unidade escolar infantil em Blumenau (SC) nesta manhã.

O que aconteceu:

Hoje, a prefeitura de Saudades informou estar de "luto" pela tragédia ocorrida em Blumenau.

Em nota, o município disse que "presta solidariedade às famílias de Blumenau/SC em virtude da tragédia ocorrida em uma creche particular nesta manhã".

No dia 4 de maio de 2021, um jovem de 18 anos entrou armado com um facão em uma creche municipal de Saudades, a 446 km de Florianópolis (SC), e desferiu golpes em crianças e adultos dentro do estabelecimento de ensino.

Na ocasião do ataque em Saudades, três crianças e duas mulheres morreram.

Nossas orações estão com vocês."
Prefeitura de Saudades

Relembre o ataque à creche de Saudades:

No dia 4 de maio de 2021, um jovem de 18 anos armado com um facão invadiu a creche municipal em Saudades. A PM confirmou ao menos cinco mortes, sendo três de crianças e duas mulheres.

A Polícia Civil informou que duas crianças morreram no local e uma terceira veio a óbito após atendimento médico no hospital em Saudades. Uma quarta criança foi ferida no ataque, mas sobreviveu.

Todas as crianças vítimas eram alunas da creche e tinham menos dois anos. Já entre as adultas, uma professora morreu no local e uma funcionária da creche foi hospitalizada, mas não resistiu.

De acordo com a PM, o atentado aconteceu na CEI (Centro de Educação Infantil) Pró-Infância Aquarela, voltado para crianças de até 3 anos. O homem entrou e "golpeou com arma branca tipo facão" professores e alunos.

O autor do ataque à escola Aquarela foi indiciado por cinco homicídios qualificados e uma tentativa de homicídio, segundo a Polícia Civil.

Movimentação diante da creche Pró-Infância Aquarela, no centro da cidade de Saudades, a cerca 60km de Chapecó, no oeste de Santa Catarina - William Ricardo/Ishoot/Estadão Conteúdo - William Ricardo/Ishoot/Estadão Conteúdo
Movimentação diante da creche Pró-Infância Aquarela, no centro da cidade de Saudades, em Santa Catarina, em 2021
Imagem: William Ricardo/Ishoot/Estadão Conteúdo

O que se sabe sobre o caso em Blumenau:

O crime ocorreu no Cantinho Bom Pastor, uma creche privada localizada no bairro Velha, que abrigava 40 crianças no momento do ataque.

Dos cinco feridos, quatro foram levados ao Hospital Santo Antônio: duas meninas de 5 anos, um menino também de 5, e outro menino de 3. O estado de saúde das crianças é estável, segundo o hospital. Elas ficarão em observação por pelo menos 24h.

As aulas na rede municipal de ensino foram canceladas hoje. A prefeitura decretou luto de três dias.

O agressor não possui ligações com a creche, segundo a polícia. Ele tem passagens pela polícia por lesão corporal, dano e porte de drogas. Hoje, o homem parou uma moto em frente à creche e invadiu o local pulando o muro com a machadinha.

A Polícia Civil informou que irá extrair dados de computadores e celulares do autor do ataque. O objetivo é verificar se houve participação direta ou indireta de outras pessoas no atentado. A polícia também tenta obter imagens de câmeras de segurança.