Topo

PF vai aos Emirados Árabes para trazer Brennand ao Brasil até sexta-feira

Thiago Brennand foi preso nos Emirados Árabes e deve chegar ao Brasil até sexta-feira - thiagobrennandfv/Instagram
Thiago Brennand foi preso nos Emirados Árabes e deve chegar ao Brasil até sexta-feira Imagem: thiagobrennandfv/Instagram

Do UOL, em São Paulo

17/04/2023 19h22Atualizada em 17/04/2023 20h18

Um delegado e três agentes da Polícia Federal devem sair do país amanhã para buscar o empresário Thiago Brennand e trazê-lo de volta ao Brasil. Ele foi preso hoje nos Emirados Árabes.

O que deve acontecer

Autoridades da Polícia Civil de São Paulo esperam que Brennand chegue ao Brasil até sexta-feira (21). A informação foi confirmada pela delegada Ivalda Aleixo, que coordenou a prisão do empresário no ano passado com a Polícia Federal do Brasil e autoridades do país do Oriente Médio.

A PF é responsável por trazer Brennand dos Emirados Árabes.

Ele deve chegar ao Brasil pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Equipes da Polícia Civil estão fazendo tratativas para acompanhar a chegada do empresário ao país.

A previsão é de que Brennand passe pela audiência de custódia e faça o exame de corpo de delito. Na sequência, ele será encaminhado a um Centro de Detenção Provisória —segundo a delegada Aleixo, possivelmente o CDP de Guarulhos.

O UOL não conseguiu contato com o advogado de defesa do empresário.

Ações serão aceleradas diz, MPSP

O Ministério Público de São Paulo celebrou a notícia da prisão e extradição de Brennand.

O órgão elaborou quatro processos criminais aos quais o empresário responde.

O MPSP informa que a iminente extradição do réu Thiago Brennand, que responde a quatro processos criminais de autoria da instituição, representa uma vitória para o sistema de Justiça do Brasil. Com a presença dele em solo brasileiro, o andamento dessas ações será acelerado, bem como as demais investigações que estão em andamento no âmbito do Ministério Público."
MPSP, em nota

Prisão para extradição

Brennand foi preso hoje nos Emirados Árabes. Ele é acusado de estupro, agressão e ameaças a mulheres.

O empresário viajou para lá no dia 4 de setembro do ano passado, com expectativa de retorno ao Brasil em 18 de outubro.

Existem cinco mandados de prisão preventiva no Brasil contra Brennand. O cumprimento começa assim que o empresário estiver no país.

Ele estava preso nos Emirados Árabes, mas cumpria medidas cautelares em liberdade. Após a prisão desta segunda-feira, foi encaminhado a uma unidade prisional do país.

Entenda o caso

Brennand é acusado de agredir uma modelo, sequestrar e tatuar uma segunda mulher e estuprar uma jovem e uma miss. Também é alvo de acusações de agressão contra o próprio filho, um adolescente de 17 anos.

O governo Lula confirmou oficialmente a extradição no domingo. O presidente classificou a medida como uma "questão de Justiça e de polícia".