Operação contra tráfico de drogas bloqueia mais de R$ 1 bi de organização
Mais de R$ 1 bilhão em bens de suspeitos de participação em uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas a partir do Brasil foram bloqueados.
O que aconteceu?
O bloqueio dos bens faz parte da operação Downfall, que cumpre 30 mandados de prisão preventiva e 87 de busca e apreensão no país na manhã de hoje;
Os mandados foram cumpridos em oito estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo;
Armas, joias e veículos estão entre os bens apreendidos, segundo a Polícia Civil do Paraná. O grupo teria comprado até mesmo aeronaves para expandir os negócios ilícitos;
A inclusão de cocaína e outras drogas em navios que partiam do porto de Paranaguá para a Europa era a principal forma de tráfico do grupo, segundo a investigação.
A polícia chegou até os suspeitos ao investigar uma série de execuções cometidas no município de Paranaguá, crimes que tinham ligação com a disputa pelo comando do tráfico local.
As execuções eram financiadas por um dos criminosos mais procurados do Paraná, que fornecia armas e munições aos suspeitos, segundo a polícia.
Investimentos no setor imobiliário de alto padrão em Santa Catarina eram feitos pelos criminosos para lavar o dinheiro com auxílio de algumas construtoras da região, também mostrou a investigação.
Foram verificados diversos núcleos nessa organização criminosa, entre o pessoal que atuava na logística, na parte operacional, e os integrantes que atuavam especificamente na contabilidade, sendo constatada uma movimentação de grandes valores em decorrência do tráfico de drogas, bem como uma grande quantidade de drogas em estoque.
Eduardo Verza, delegado da Polícia Federal
Até o meio da manhã, 26 mandados de prisão preventiva foram cumpridos, assim como três prisões em flagrante. Três pessoas eram consideradas foragidas pela Polícia Civil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.