Topo

Ex-modelo relata mensagem de Brennand em tom ameaçador: 'Você escapou bem'

Áudio atribuído a Thiago Brennand mostra mensagem em tom ameaçador e ofensivo - Acervo pessoal
Áudio atribuído a Thiago Brennand mostra mensagem em tom ameaçador e ofensivo Imagem: Acervo pessoal

Do UOL, em São Paulo

09/05/2023 04h00

Uma ex-modelo disse que foi perseguida e sofreu ameaças de Thiago Brennand após ter recusado se encontrar com o empresário, preso e extraditado dos Emirados Árabes para o Brasil. Na semana passada, a delegada Dannyella Pinheiro Gomes também afirmou ter sido ameaçada por ele depois de cancelar um encontro.

O que aconteceu

Um áudio atribuído a Brennand mostra mensagens em que o empresário usa palavras ofensivas e tom ameaçador contra uma ex-modelo que recusou se encontrar com ele. A mensagem foi enviada em agosto do ano passado.

No áudio, Brennand usa palavras ofensivas e diz que os convites para sair com ela eram "brincadeira". "Eu estava sendo superfofo, falsamente, claro. Mesmo fofo, você tenta arrumar alguma coisa para justificar, que, na verdade, você deve ter ouvido alguma coisa, deve ser amiga de alguém que eu desmoralizei. Pelo menos por essa sorte aí você escapou."

A mulher afirma que não chegou a registrar boletim de ocorrência por medo de represálias por parte do empresário. Mas procurou Helena Gomes, empresária e modelo agredida por Brennand em uma academia de São Paulo. Helena conta que recebeu diversos depoimentos de vítimas que tinham receio de procurar a polícia para fazer o registro.

A ex-modelo relata ao UOL que foi desencorajada por amigos e conhecidos a denunciá-lo à polícia.

O nome não será identificado para preservá-la.

O UOL procurou a defesa de Thiago Brennand, representada pelo advogado Eduardo Leite. Foram feitas duas ligações, porém ele não atendeu. E também foram enviadas mensagens por WhatsApp, mas não houve retorno.

O que diz a ex-modelo

A mulher afirma que conheceu o empresário por meio de uma amiga com quem costumava sair para festas e baladas. Ela teria intermediado convites e mensagens do empresário para a ex-modelo.

A primeira tentativa ocorreu em julho do ano passado, quando a amiga propôs à ex-modelo que os encontrassem na fazenda Boa Vista, em São Paulo. Ela afirmou que não se sentiu confortável para viajar sozinha para o local e recusou o encontro.

Segundo ela, tanto a amiga quanto o empresário passaram a "forçar a situação" para que o encontro ocorresse. A ex-modelo diz que o Brennand chegou a oferecer os serviços de um motorista para buscá-la. A insistência, afirma ela, a fez desconfiar dos contatos.

O segundo convite ocorreu quando a ex-modelo estava acompanhada, na fila para entrar em um bar em São Paulo. Ela recebeu ligações da amiga para se encontrar com Brennand. Segundo a ex-modelo, a amiga disse que com "o Thiago Brennand não pegaria fila em lugar nenhum."

Outros dois convites para jantar foram feitos à ex-modelo. Ambos foram recusados por ela.

Nesse momento, Brennand teria escrito e reclamado que "havia ficado no vácuo".

Com a insistência, a ex-modelo bloqueou o número do empresário. Contudo, segundo ela, ele insistiu por meio de outro celular. Após as recusas, o tom ofensivo usado nas mensagens se intensificou.

Eu não ia sair contigo. Eu ia te deixar no restaurante plantada, entendeu? Mas você escapou bem. Tenho que dar os parabéns pra você, você escapou bem."
Mensagem de áudio atribuída a Thiago Brennand

O áudio atribuído a Brennand mostra que ele usa ofensas, como "puta, vagabunda de quinta categoria, escrota, putinha".

Semelhanças com outros casos

Outras mulheres que tiveram contato com Brennand confirmaram ao UOL a voz e o tipo de abordagem de Brennand no áudio. A reportagem também encontrou semelhanças ao comparar o áudio com mensagens de texto obtidas em outros casos envolvendo o empresário.

Dannyella Gomes Pinheiro, da 3ª Delegacia de Defesa da Mulher de São Paulo, também afirma que foi vítima de perseguição por Brennand, após ter cancelado um encontro com ele.

A delegada relata que estranhou o fato de ele enviar textos muito longos, "como se tivessem um relacionamento". A conduta fez com que ela cancelasse o encontro um dia antes. "Ele foi um pouco intimidador".

Segundo a policial, depois de um tempo as importunações deixaram de ocorrer.

Ele parou de me seguir. Mas foi tão surreal a pessoa mandar esses textos como se fossem um relacionamento, não entendi o que estava acontecendo. A vida segue quando se cancela um encontro."
Dannyella Gomes Pinheiro, delegada, em entrevista ao UOL

Em outro caso, o UOL teve acesso a um histórico de conversas entre Brennand e uma mulher, vítima de assédio por parte do empresário. Em mensagens pelo WhatsApp na noite de 19 de maio de 2022, o empresário pergunta se a mulher é comprometida. Ela responde que é noiva. Brennand então tenta se justificar: "Tá vendo? Importante a pergunta no início".

Em seguida, Brennand pergunta o tempo de relacionamento, mas a mulher não responde. Depois de 29 minutos, o empresário insiste e manda uma série de mensagens. Ele questiona se o noivo não ficaria incomodado com a conversa entre os dois.

Assim como no caso da ex-modelo, a mulher disse à polícia que, mesmo após o bloqueio, Brennand continuou mandando mensagens de outras formas.